João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos paraibanos participam da Ruraltur, em Campina Grande

terça-feira, 27 de agosto de 2013 - 08:18 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) participa de mais uma edição da Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O evento tem o objetivo de promover e fortalecer o turismo rural da região Nordeste, através da troca de experiências, potencializando principalmente as novas tendências e oportunidades de negócios para expandir as atividades e divulgar novos roteiros turísticos nos segmentos rural, cultural, ecoturismo e aventura.

É nesse contexto que o artesanato da Paraíba também será destaque em um espaço de quatro estandes com valorização principalmente dos artigos produzidos nas tipologias presentes na região da Borborema: couro, cerâmica, algodão colorido e madeira. Todas as peças são dos artesãos que têm espaço na Vila do Artesão, em Campina Grande.

Além da feira contribuir para o desenvolvimento e valorização do turismo rural na Paraíba, o evento é mais uma oportunidade para que o nosso artesanato seja divulgado entre os participantes e expositores de todo o Brasil. Nosso trabalho é contínuo e estamos presentes em vários momentos para potencializar cada vez mais nosso artesanato”, informou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa.

Serão cerca de 20 artesãos paraibanos, independentes e associados, distribuídos nos estandes onde os visitantes poderão encontrar peças de vestuário e bijuterias confeccionadas em algodão colorido, sandálias, luminárias, telas e acessórios em couro, panelas e esculturas de cerâmica, bem como, santinhos e casinhas de madeira. O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde) e tem a coordenação da primeira-dama, Pâmela Bório.

Mais sobre a Ruraltur – Durante a Ruraltur, ainda vão ocorrer debates e palestras no 1° Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, a 1ª Caminhada Histórica e Cultural de Campina Grande, a 9ª Rodada de Negócios de Turismo e o 4° Seminário Nordeste de Turismo Rural. A feira é destinada a empresários, empreendedores, profissionais do trade turístico, pesquisadores e o público em geral. A Ruraltur terá a participação de aproximadamente 80 expositores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Bahia, Sergipe e Maranhão.

O evento é uma realização do Sebrae-PB, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande, FIEP, Anda Brasil, SENAR Paraíba e Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR).