Fale Conosco

27 de agosto de 2013

Artesãos paraibanos participam da Ruraltur, em Campina Grande



salao de artesanato fotos alberi pontes 41 270x202 - Artesãos paraibanos participam da Ruraltur, em Campina GrandeO Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) participa de mais uma edição da Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O evento tem o objetivo de promover e fortalecer o turismo rural da região Nordeste, através da troca de experiências, potencializando principalmente as novas tendências e oportunidades de negócios para expandir as atividades e divulgar novos roteiros turísticos nos segmentos rural, cultural, ecoturismo e aventura.

É nesse contexto que o artesanato da Paraíba também será destaque em um espaço de quatro estandes com valorização principalmente dos artigos produzidos nas tipologias presentes na região da Borborema: couro, cerâmica, algodão colorido e madeira. Todas as peças são dos artesãos que têm espaço na Vila do Artesão, em Campina Grande.

Além da feira contribuir para o desenvolvimento e valorização do turismo rural na Paraíba, o evento é mais uma oportunidade para que o nosso artesanato seja divulgado entre os participantes e expositores de todo o Brasil. Nosso trabalho é contínuo e estamos presentes em vários momentos para potencializar cada vez mais nosso artesanato”, informou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa.

Serão cerca de 20 artesãos paraibanos, independentes e associados, distribuídos nos estandes onde os visitantes poderão encontrar peças de vestuário e bijuterias confeccionadas em algodão colorido, sandálias, luminárias, telas e acessórios em couro, panelas e esculturas de cerâmica, bem como, santinhos e casinhas de madeira. O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde) e tem a coordenação da primeira-dama, Pâmela Bório.

Mais sobre a Ruraltur – Durante a Ruraltur, ainda vão ocorrer debates e palestras no 1° Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, a 1ª Caminhada Histórica e Cultural de Campina Grande, a 9ª Rodada de Negócios de Turismo e o 4° Seminário Nordeste de Turismo Rural. A feira é destinada a empresários, empreendedores, profissionais do trade turístico, pesquisadores e o público em geral. A Ruraltur terá a participação de aproximadamente 80 expositores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Bahia, Sergipe e Maranhão.

O evento é uma realização do Sebrae-PB, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande, FIEP, Anda Brasil, SENAR Paraíba e Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR).