Fale Conosco

5 de julho de 2012

Artesãos paraibanos participam da Fenearte em Recife



A partir desta sexta-feira (6), 18 artesãos representarão a Paraíba na 13ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada até o dia 15 deste mês, em Recife (PE). A feira, considerada a maior da América Latina nesse segmento, reúne mais de 5 mil artesãos de todo o Brasil e de mais 40 países.

O Programa de Artesanato Paraibano (PAP) contará com dois estandes no evento (de 30 e de 45 metros), onde serão expostas peças nas tipologias ferro, osso, madeira, tecelagem, fios e cerâmica, segundo a gestora do programa, Ladjane Barbosa.

Com participação desde 2003, a Paraíba já teve trabalhos de diversos artesãos premiados no evento. Este ano, as peças de cerâmica do artesão Fábio Smith, da cidade de Cabedelo, foram selecionadas e estarão concorrendo a um dos prêmios no Salão de Arte Popular Ana Holanda, que integra a programação da feira. O julgamento das peças acontece entre os dias 13 e 14.

Intercâmbio – “Após um saldo positivo no Salão de Artesanato da Paraíba, realizado em Campina, com um aumento de quase 100% em vendas, o PAP está animadíssimo para participar mais uma vez da Fenearte. Ela é uma das melhores feiras internacionais promovidas no Brasil e nossos artesãos sempre vendem muito bem nela. A troca cultural também é muito importante, porque estaremos em contato com artistas de vários países e nesses dias os olhos do mundo estarão voltados também para nossa arte”, afirmou Ladjane Barbosa.

A Fenearte terá mais de 800 espaços de exposição, ocupando uma área de 29 mil metros quadrados no Centro de Convenções de Pernambuco. Este ano, a feira prestará uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Artesãos de países como Áustria, Camboja, Catar, Congo, Líbia e Turcomenistão estarão pela primeira vez no evento.