João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos paraibanos levam cultura do Estado à feira de SP

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 - 15:37 - Fotos:  Secom-PB

Foto: Secom-PB

A partir de hoje (24), artesãos paraibanos marcam presença na 20ª edição da Craft Design, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A feira, que acontece até a próxima segunda-feira (27), reúne as principais novidades e tendências em decoração e arte e é referência no design brasileiro. No estante da Paraíba, ambientado pela arquiteta pernambucana Roberta Borsói, filha da ex-curadora do artesanato paraibano, Janete Costa, participam 57 artesãos de 19 municípios do Estado.

Peças em renda, madeira, couro, fibra, cerâmica e papel machê fazem a diferença, pela variedade e exclusividade. Trabalhadas à mão e com forte influência da cultura e da tradição do Estado, a riqueza da arte popular paraibana estará exposta em cerca de 1,8 mil peças. A expectativa, segundo o secretário Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, é que as vendas sejam superiores a R$120 mil em pedidos. “A Craft Design é uma feira bastante exigente, e a participação do Programa de Artesanato da Paraíba só confirma a qualidade dos nossos produtos”, avaliou.

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Souza, que acompanha a feira de perto, em São Paulo, esta é mais uma conquista do artesanato paraibano. “Participamos do evento desde 2004, por isso estamos muito confiantes. Nossos produtos têm qualidade, e a Craft Design, em especial, estimula ainda mais a criatividade, a qualidade e a dedicação de nossos profissionais”, ressaltou.

Ainda de acordo com a gestora, as peças escolhidas para a exposição passaram por uma curadoria especial que tem o objetivo de selecionar apenas os trabalhos mais diferenciados, que se encaixam no padrão de qualidade da feira. “Para o artesão, ter sua peça selecionada significa estar inserido no melhor da arte produzida no Brasil. Além do reconhecimento, o evento gera renda por pelo menos três meses para os participantes. Nenhuma venda é feita no local, apenas por meio de encomendas, o que facilita a inclusão dos mais diversos trabalhos e métodos artesanais no mercado”, acrescentou.

Programa de Artesanato – O maior desafio do Programa de Artesanato da Paraíba é valorizar e divulgar a arte paraibana, ampliando, além de divisas e fronteiras, o seu cenário de visibilidade. A meta vem sendo alcançada, na medida em que, pelas ações do Programa, o artesanato da Paraíba se destaca no país e no exterior.

Vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde), com coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e parceria do Sebrae-PB, o Programa de Artesanato contribui para a valorização e a criação de oportunidade de subsistência para quem sempre moldou o sustento por meio da criatividade.

São mais de cinco mil artistas cadastrados que se beneficiam do suporte desenvolvido pelo Programa de Artesanato da Paraíba. Dentre as suas atividades estão a capacitação, o treinamento, a qualificação, a reciclagem de técnicas, a socialização e a participação em feiras e eventos.

Craft Design – Idealizada há mais de dez anos, a Craft Design, desde a sua criação, em 2000, prima por um rigoroso critério de seleção de exposições e um apurado cuidado com a visibilidade de seus projetos. Direcionada a lojistas, arquitetos, decoradores e profissionais do setor em geral, a feira promove, semestralmente, a integração de novos talentos e de designers consagrados com o setor produtivo e seus canais de distribuição.

De acordo com as idealizadoras do evento, as empresárias Daniela Cecchini e Elaine Landulfo, a Craft Design tem a missão de ser a ponte entre o designer e o mercado, posicionando o objeto de decoração brasileiro entre os mais criativos, relevantes e surpreendentes do mundo.

O talento e a idoneidade de seus expositores, somados ao clima de negócios, tem levado para o evento, a cada edição, empresários e profissionais de todo o Brasil e do exterior. A feira acontece das 10h às 20h (nos dias 24 a 26) e das 10h às 17h (no dia 27). Mais informações pelo número (11) 3472-2000 ou pelo site www.craftdesign.com.br.