João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos paraibanos expõem trabalhos no festival de cinema Cineport

terça-feira, 8 de abril de 2014 - 10:00 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Unir o cinema à cultura regional produzida por artesãos paraibanos. Com esse objetivo, o Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), expõe e comercializa trabalhos de 16 artesãos de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Caaporã, no 6° Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), que acontece até o próximo domingo (13), na sede da Usina Cultura Energisa, em João Pessoa.

Entre os destaques do Festival, o artesanato é uma opção de compra para quem vai conferir a programação cultural. Os visitantes podem levar para casa peças feitas com escama de peixe, brinquedos populares, esculturas e objetos em madeira, fibra, cerâmica, fios (fuxico), rendas, bijuterias em osso de boi, além das confecções produzidas com algodão colorido.

De acordo com o relatório divulgado pelo PAP, em apenas três dias de evento foram comercializadas quase 200 peças, gerando um volume de negócios de aproximadamente R$ 4 mil. “Este é mais um espaço que oportuniza as vendas dos artesãos que conseguem garantir uma estabilidade econômica durante todo o ano devido as participações em eventos de grande e pequeno porte”, destacou a gestora do Programa, Ladjane Barbosa.

O artesão Chico Ribeiro trouxe para comercialização os trabalhos produzidos pela recém-criada Associação dos Brinquedos Populares do Estado da Paraíba (ABPPB). “Para fortalecer os fazedores de brinquedos, idealizamos a Associação no último Salão de Artesanato e só nos tem trazido muitos benefícios, pois se trata de uma tipologia de extrema importância para a preservação da nossa cultura que acaba atraindo, não só o interesse de crianças, mas consegue mexer até no íntimo dos adultos. Fazer parte do Cineport nos dignifica muito porque nos coloca no mesmo grau de importância dos artistas de cinema, por exemplo, quando acabamos convivendo com eles e trocando experiências”, avaliou Chico.

Integrante do PAP há alguns meses, a ex-vendedora autônoma, Janemar de Souza, trouxe para a exposição a coleção “Balaio de Cores” produzida pelo grupo de artesãs “Tecendo Novas Paisagens”, do bairro Jardim Alfa, da cidade de Cabedelo. “Com a ajuda e a técnica do designer Sérgio Mattos, criamos estas peças em arame e linhas de crochê. A nossa criatividade foi além e conseguimos fazer luminárias, cestos e muitos vasos. Estou muito feliz, com muita expectativa dos próximos trabalhos e espero contribuir bastante com o grupo para termos nossos trabalhos bem comercializados e reconhecidos”, comemorou a artesã.

A fisioterapeuta, Ieda Leal, visitou o espaço do artesanato ao lado da irmã e da mãe que gostaram da oportunidade de poder encontrar no Cineport uma opção de compras genuinamente paraibana. “Eu já conhecia o festival, mas foi maravilhoso chegar aqui e encontrar trabalhos tão lindos e bem feitos dos artesãos e oportunizar turistas que estão por aqui a conheceram o que temos de melhor. É uma variedade de opções, para todos os gostos e bolsos”, enfatizou a visitante.

Coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, o Programa de Artesanato da Paraíba atende a mais de seis mil artesãos no apoio à divulgação, capacitação e comercialização.

Os trabalhos dos artesãos paraibanos estão expostos na biblioteca da Energisa dentro do Festival Cineport até o próximo domingo (13), aberta ao público no horário das 17h às 22h. A Usina Cultural Energisa está localizada na Avenida Juarez Távora, 243, Centro – João Pessoa.

Sobre o Cineport – Por meio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o 6° Cineport tem o intuito de integrar o mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa, promovendo os filmes realizados em português e nos dialetos falados nas nações africanas, reunir personalidades ligadas ao audiovisual desses países, com o intuito de estimular o intercâmbio cultural, promover encontros, seminários, painéis, debates, conferências, mostras, lançamentos de publicações, DVDs, filmes e vídeos. No local, os visitantes ainda podem encontrar salas de exibição de filmes, oficinas, restaurante, praça de alimentação e área para as apresentações musicais. Mais informações através do site www.festivalcineport.com.br.