João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos paraibanos expõem em Salão Internacional de Brasília

quarta-feira, 31 de outubro de 2012 - 17:37 - Fotos: 

Cerca de 2 mil peças de 34 artesãos paraibanos estão expostas no 5º Salão Internacional do Artesanato de Brasília, a partir desta quarta-feira (31). O Programa do Artesanato Paraibano (PAP) conta com um estande no evento, que será realizado até o próximo domingo (4) e contará com 150 expositores de 21 estados e 15 países.

Mais de 90 mil visitantes são esperados pela organização do Salão. As tipologias expostas no estande da Paraíba são: tecelagem, cerâmica, renda renascença, fibra, metal, crochê, madeira, brinquedos populares e jornal. Para representar o trabalho do PAP, as artesãs Maria das Neves Paiva, de Itabaiana (cerâmica), e Núbia Pinheiro, de Monteiro (renda renascença), estarão no evento.

O Salão do Artesanato de Brasília conta com oficinas gratuitas de artesanato, palestras e cursos de gastronomia típica. O evento disponibilizará espaços para a apresentação de técnicas pelos artesãos e um palco para apresentação de grupos folclóricos e artistas locais.

O PAP foi convidado pelo Programa de Artesanato Nacional para participar do Salão. “Espero que da mesma forma que obtivemos resultados excelentes de vendas em outras feiras importantes, também possamos nos destacar aqui em Brasília. O Salão é lindo, muito bem estruturado e é uma ótima oportunidade para mostrar nosso trabalho, já que é um evento internacional”, disse a gestora do PAP, Ladjane Barbosa.

O Salão Internacional do Artesanato funciona no horário das 11h às 22 h, com entrada franca até às 16 h. Após esse horário, o valor do ingresso será de R$ 12 e R$ 6 (meia). Além da exposição e venda de produtos artesanais, o visitante poderá participar de oficinas de artesanato, aulas de gastronomia típica e apresentações de artistas regionais.

O objetivo do salão, segundo um dos organizadores, Rômulo Mendonça, é impulsionar o segmento do artesanato, criando oportunidades de negócios e promovendo o intercâmbio de culturas, mostrando o artesanato de várias regiões, valorizando a produção tanto nacional quanto internacional.