João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos paraibanos comemoram resultados da Craft Design

domingo, 18 de agosto de 2013 - 13:34 - Fotos:  Alexander Rocha/Secom-PB

Peças criativas e com acabamento primoroso. Os trabalhos dos artesãos paraibanos se destacaram entre os expostos na 23ª edição da Craft Design. O evento foi encerrado, nesse sábado (17), e reuniu representantes de vários países do segmento de decoração, arte e negócios, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. No estande disponibilizado pelo Governo da Paraíba, os visitantes puderam conferir peças de diversas tipologias produzidas por 48 artesãos de 24 municípios paraibanos.

A coordenadora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) e primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, ressaltou o sucesso dos artesãos paraibanos no evento: “Temos um design regional, que agrega valor pela autenticidade. Trabalhamos com foco no atacado, que garante as vendas, sem falar nos contatos que são estabelecidos no pós-feira. Nosso artesanato sempre chama atenção”.

De acordo com a organizadora da feira, Elaine Landulfo, o artesanato paraibano é sempre um dos atrativos da Craft Design. “É o número um da Feira, nosso parceiro mais antigo e certamente um dos estandes mais visitados. É regional, mas muito bem trabalhado para ficar atual e bonito”, elogiou.

Para a empresária Efigênia Volkmann, que exporta o artesanato brasileiro para a América do Norte e Europa, as peças da Paraíba ainda têm um forte apelo comercial. “A qualidade do artesanato agrada. Tudo é muito bem acabado, as peças são bacanas e quero levar mais desses produtos para fora”, reforçou.

Talentos – Além de incentivar os negócios, a Craft Design divulga as potencialidades do artesanato da Paraíba. As peças chamaram a atenção da gerente do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina, Adriana Beretta, que prometeu visitar o estado. “Fiquei muito impressionada. Fizeram um artesanato de maneira bonita e sofisticada. A iniciativa é louvável. O estande foi bem apresentado e vou visitar o Salão de Artesanato, no fim do ano”, revelou a curadora.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ladjane Barbosa, explica que tudo foi planejado para gerar emprego e renda para o artesão paraibano. “É um trabalho intenso, a quantidade de peças é enorme. Sempre promovemos capacitações para renovar os produtos, garantir o melhor atendimento e hoje temos clientes fixos. A Craft Design é a melhor feira de atacado do Brasil”, destacou Ladjane.

Oportunidades – A artesã Beth Paz, que produz bijuterias e acessórios em couro, destaca a importância de participar do evento. “As peças tiveram ótima aceitação. Referências do design de vários países participaram dessa feira e, para mim, foi fantástico! É bom enfatizar que, se não fosse o apoio do PAP, a gente não teria condições de estar aqui”, comentou a artesã.

Outra paraibana animada com a participação no evento é a representante da Associação das Artesãs Rurais de Serra Rajada, Terezinha Cristovam. A Associação reúne 33 artesãs e produz peças em labirinto, como guardanapos e jogos americanos. Nesta edição da Craft Design, Terezinha conta que já recebeu pedidos de Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. “Essa feira fez a nossa associação crescer. É aqui que vendemos e atendemos muitas das nossas encomendas. É uma das melhores!”, comemorou.

A presidente da Cooperativa das Bordadeiras de Alagoa Nova (Cooban), Ana Glória, é veterana na Craft Design. Segundo ela, além de mostrar o talento paraibano, o evento ainda garante emprego. “Além das encomendas para todo ano, recebemos propostas para negociar nossa mão-de-obra. Vários lojistas ficaram de conhecer a produção e vamos ampliar nossos negócios”, antecipou.

Próximos eventos – Entre os produtos apresentados pela Paraíba, estavam as peças em madeira, papel machê, renda renascença, cerâmica, bordados e fios. Depois da Craft Design, os artesãos vão participar da Ruraltur, em Campina Grande; da Feira de Turismo das Américas, em São Paulo; da exposição “Mulher Artesã Brasileira”, na sede da ONU, em Nova York, nos Estado Unidos; e da Semana da Criança promovida por um shopping da Capital paraibana.