Fale Conosco

18 de outubro de 2016

Artesãos do Programa de Artesanato da Paraíba participam de Feira Brasil Original, em São Paulo



Os artesãos paraibanos integrantes do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) mais uma vez vão expor e comercializar os seus trabalhos fora do mercado local. Por meio de edital público, 22 deles foram selecionados para participar da Feira de Artesanato Brasil Original, no período de 20 a 23 de outubro, das 10h às 20h, no Centro de Exposições Anhembi, Pavilhão Oeste, em São Paulo. Com o apoio do Governo do Estado, por meio do PAP, eles vão expor e comercializar artigos indígenas, brinquedos populares, metal, tecelagem, madeira, cerâmica, fibras e fios, além de produtos confeccionados em couro, algodão colorido e até cachaças regionais.

De acordo com a gestora do PAP, Lu Maia, a feira é mais uma oportunidade para que os artesãos mostrem o que têm de melhor aos olhos críticos do mundo reunidos em um só lugar. “Temos muitas belezas e riquezas artesanais para mostrar. Será um momento ímpar para a Paraíba”, afirmou.

Os produtos criados pelos 22 artesãos paraibanos selecionados já estão a caminho do Sudeste do país para que chegue a tempo do evento, que tem por objetivo ampliar a visibilidade e reposicionar o artesanato brasileiro diante o mercado paulista. Do total de selecionados, 12 vão integrar a comitiva paraibana. A expectativa da organização é receber 20 mil visitantes.

Entre os destaques da Paraíba estará a arte indígena do índio Júnior Potiguar, que mora na reserva em Rio Tinto. Na área gastronômica, Sizenando Ventura vai expor a típica cachaça nordestina, produzida desde os primeiros engenhos da Paraíba, ainda de forma artesanal, que conquistou o paladar nacional e internacional.

Natural de Caaporã, a artesã Gilma Pereira vai mostrar seu trabalho feito em fibras, que resulta em vassouras e luminárias com conceitos bem atuais de designer artístico. Já os artesãos que trabalham com madeira João Batista (Nova Palmeira), Bento Gouveia (Sumé) e Matinho Araújo (Lagoa Seca), vão expor, respectivamente, fruteiras, aves e miniaturas de casa confeccionadas utilizando tronos de umburana, cumaru, angico e aroeira.

Os visitantes da Feira Brasil Original poderão conferir ainda as redes produzidas em Santa Luzia, o algodão colorido e tecelagem de Campina Grande, o crochet de Esperança, o estilo contemporâneo de jóias em couro de Beth Paz, a arte sacra em cerâmica e, ainda, a renda renascença de São Sebastião de Umbuzeiro.

Brasil Original - Participam do evento artesãos, gestores, empresários, pessoas com interesse em abrir negócios e consumidores. Ainda estará disponível ao público estandes de consultoria individual, palestras sobre orientação empresarial coletiva, oficinas de artesanatos, além de um espaço voltado para atendimento do Sebrae, onde serão oferecidas consultorias de marketing, administração, comércio exterior, financeira e jurídica. Com entrada franca, o evento é uma realização do Sebrae com o apoio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e Governo Federal.

Resultado Brincarte – Com o tema “Brincar com Artesanato”, a Semana da Criança foi marcada por mais uma edição da Feira de Brinquedos Populares (Brincarte), no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. De acordo com a coordenação do PAP, em apenas 10 dias, os 36 artesãos participantes conseguiram faturar o equivalente a mais de R$ 19 mil com a venda de 1.179 produtos.

“O resultado foi maravilhoso tendo em vista as dificuldades econômicas que passa nosso país. O artesanato, apesar de não ser o preferido no momento de uma compra de brinquedo, vende bem por conta da sua originalidade, criatividade e identidade cultural. Damos oportunidade ao artesão de escoar sua produção de forma respeitosa. Estamos fazendo bem a nossa parte, apesar das dificuldades”, frisou Lu Maia.

Os artesãos que participaram desta edição são das cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande e Cabedelo.