Fale Conosco

12 de julho de 2013

Artesãos de Gurinhém discutem expansão da produção



Os artesãos do município de Gurinhém, todos agricultores familiares assessorados pela Emater Paraíba, realizam nesta sexta-feira (12), no Espaço Nordeste, um encontro para discutir as ações que possam consolidar a atividade como fonte geradora de renda. O evento, que tem a presença de 15 participantes, é o primeiro de uma série de três módulos que acontecerão nos próximos meses.

O objetivo do encontro é reunir representantes de comunidades rurais e residentes no município para que possam, juntos, fazer a identificação do número de trabalhos artesanais e, assessorados pelos extensionistas da Emater, trocar experiências, realizar levantamento das potencialidades, elaborar calendário de atividades, além de repassar novas técnicas.

Segundo a chefe da Unidade Operadora da Emater em Gurinhém, Ângela de Cássia, a ideia é o aproveitamento de materiais da região, com repasse de noções básicas de cálculo de preço e, por fim, discutir a situação do artesanato no município, despertando a valorização e o resgate da atividade.

Participam do encontro artesãos das comunidades de Serra do Catolé, Uruçu, Manecos e Riacho Verde, do sítio Arroz, do distrito Boqueirão e do assentamento Bela Vista, do sítio Lagoas dos Pipucas, além de moradores da cidade, no trabalho de parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gurinhém. O evento conta com a participação da assessora regional Berenice Lima, do escritório regional de Itabaiana.