João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos comemoram vendas na Feira do Brinquedo Popular

terça-feira, 23 de outubro de 2012 - 10:07 - Fotos:  Secom-PB

Os artesãos que participam da 5ª Feira do Brinquedo Popular – Brincarte, na praça de eventos do Shopping Manaíra, em João Pessoa, comemoram os resultados do evento.

Em apenas três dias, já foram vendidas mais de 880 peças que movimentaram cerca de R$12 mil em brinquedos populares.

Para o artesão João Fernandes da Silva, as vendas estão acima do esperado. “Sou artesão há 30 anos e em poucos momentos tive meu trabalho tão reconhecido, pois as vendas estão excelentes não apenas devido às crianças, mas aos pais que também ficam admirados com nosso trabalho e levam essas raridades para casa”, frisa o artesão.

Com o tema “Brinquedo feito à mão é bom para a imaginação”, a feira conta com a participação de 20 artesãos expositores de brinquedos populares que variam desde as bonecas de pano fabricadas em Esperança, pelúcias de algodão colorido, jogos educativos e casinha de boneca de madeira, até petecas, mamulengos, piões e outros brinquedos.

Com uma boneca inseparável nas mãos, a pequena Lívia Régis, de apenas 3 anos, natural do estado do Acre, ficou encantada com tantos brinquedos diferentes. Ao visitar o estande de fantoches, ela entregou a boneca aos pais e começou a interagir com um dos produtos mais vendidos da feira, os mamulengos. “O mais interessante nesses produtos é a sua simplicidade e a possibilidade de os pais puderem interagir nas brincadeiras com as crianças, coisas que nos brinquedos atuais elas se isolam e tendem a ficar mais egoístas”, observa a mãe, Fabiane Cunha.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, afirmou que a feira tem um resgate cultural muito forte. “Muitas crianças quando chegam e olham os brinquedos ficam admiradas, pois a maioria não sabe nem mexer. Além de tudo, é um resgate cultural para que todos venham e encontrem seu produto”, destacou.

Além da comercialização dos brinquedos populares estão disponíveis gratuitamente para a criançada o mini-cinema (Sessão Pipoca), sessões de filmes infantis e assistir ao show de Mamulengos e Ventríloquo das 17h às 19h, até o final do evento.

A pequena Alice Cavalcanti, 5 anos, não parou um segundo de pular amarelinha. “Eu fiz uma em casa e, por isso, sei e gosto de pular”, disse. Já o pequeno Miguel Arcanjo, de apenas 2 anos, foi olhar a brincadeira ao lado do avô Francisco Pinto que parabenizou a iniciativa. “Temos uma sociedade da tecnologia e, por isso, é importante proporcionar momentos como este de contatos das novas gerações com brinquedos que fizeram parte do nosso passado”, esclareceu.

O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e coordenado pela primeira-dama, Pâmela Bório. Todos os dias, até quarta-feira (24) às 17h tem apresentação do Mestre Clóvis e o Babau da Paraíba. Às 19h apresentam-se Mestre Cléber e o Babau Ventríloquo. A programação também inclui exibição de filmes infantis.