João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato paraibano será exposto em feira de turismo em São Paulo

quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 08:39 - Fotos:  Secom-PB

As peças produzidas por artesãos paraibanos em madeira, fios, fibras, cerâmica e habilidades manuais serão expostas na 41º edição da ABAV – Feira de Turismo das Américas, quer acontece de 4 a 8 de setembro, em São Paulo. O maior evento de turismo do continente americano tem o objetivo de proporcionar aos expositores e visitantes a realização de negócios com todo o trade turístico das Américas, no maior mercado emissivo do Brasil.

“Foi pensando neste perfil da feira, voltada para agentes de viagens, empresários do setor hoteleiro, restaurantes e profissionais do turismo que vimos a oportunidade de divulgar o artesanato da Paraíba que está diretamente ligado à representação da cultura do nosso Estado. Através da nossa curadoria, estamos levando produtos específicos para turistas como peças de fácil manuseio para transporte”, destacou a coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa.

Ela lembrou ainda do sucesso nas participações em edições anteriores. “Todos os anos, nossos produtos são bastante procurados por donos de pousadas, hotéis e restaurantes interessados em uma decoração diferenciada e regional. Por isso, também já avisamos aos lojistas de São Paulo que são nossos clientes antigos, para nos visitar e ter a oportunidade de nos comprar diretamente”, observou.

As técnicas do Programa de Artesanato da Paraíba, Marcela Moura e Elizabeth Medeiros, já estão na feira organizando os últimos preparativos para abertura oficial nesta quarta-feira (4). “O estande ficou muito bonito, decorado pelo paraibano Iremar Santana, e esperamos agora receber todo o trade turístico da melhor forma possível, expondo o artesanato de 159 profissionais de associações, cooperativas e artesãos individuais de vários municípios paraibanos, pois esta é a maior feira neste setor”, disse a técnica do PAP, Elizabeth Medeiros.

São diversos artigos em brinquedos populares (carrossel, carros, roda gigante, bonecas e bonecos de pano); cerâmica (arte sacra, anjos, santos e esculturas); fibras da cabaça, coqueiro, bananeira e reciclado (esculturas, luminárias, caixas, flores, porta-retratos, vasos e peixes); madeira (animais, fruteiras, flores, pássaros, casas regionais, barcos e chaveiros); habilidade manual (flores em escama de peixe, porta-guardanapos e bonecas) e fios de tecelagem, crochê, fuxico e macramê (mantas, tapetes, jogos americanos, passadeiras, vestidos, bolsas, colares, almofadas e cupcake).

As peças foram confeccionadas por artesãos dos municípios de Cabedelo, Bayeux, João Pessoa, Campina Grande, Caaporã, Sousa, Santa Rita, Lagoa Seca, Nova Palmeira, Sumé, São José dos Cordeiros, Gurinhém e Boa Vista.

O Programa de Artesanato da Paraíba é coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e está vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde).

Feira – Com área superior a 50 mil m², a feira promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), contará com área de exposição dividida por regiões (Brasil, América Latina e Caribe, Europa, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania). Além disso, terá o Espaço Empreendedor, Espaço Corporativo, Aldeia dos Sabores e Artesanato, Vila do Saber (Congresso Abav) e os programas Compradores Convidados e Caravanas de Agentes de Viagens.

A Feira das Américas acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na Avenida Olavo Fontoura, nº 1.209, Santana São Paulo (SP). De 4 a 6 de setembro, a feira estará aberta aos profissionais do setor no horário das 12h às 19h. Já nos dias 7 e 8 de setembro, no horário das 13h às 20h, o evento ficará aberto ao público em geral.