João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato paraibano será destaque na Craft Design em São Paulo

segunda-feira, 12 de agosto de 2013 - 12:24 - Fotos:  Vall França/Secom-PB

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) leva, na próxima quarta-feira (14), o trabalho dos artesãos paraibanos a 23ª Craft + Design, em São Paulo. A feira que é um dos maiores eventos de negócios no segmento de decoração, design, presentes e artes do Brasil, vai reunir 180 expositores de 22 países até o dia 17 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca (SP).

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, os produtos paraibanos foram selecionados minuciosamente e devem repetir o sucesso das edições anteriores. “Este ano, esperamos repetir o êxito das outras edições. Como é uma feira de atacado, ela sempre rende muitas encomendas no pós-feira e estamos levando o que temos de melhor. Além disso, nosso espaço será decorado pela arquiteta Roberta Borsoi, filha da renomada decoradora Janete Costa”, destacou.

A Paraíba foi o primeiro Estado do país a conseguir entrar na feira através do segmento artesanato. De acordo com uma das coordenadoras da Craft Design, Daniela Cecchine, a parceria de longa data trouxe bastante sucesso para a feira. “A Paraíba sempre é bem recepcionada pelos lojistas que visitam a feira pela diferenciação dos produtos que apresenta. É evidente a riqueza e originalidade das peças criadas pelo Programa de Artesanato da Paraíba, que traz as tipologias aliadas à preservação de suas características histórico-culturais, empregando materiais típicos da região como forma de cultivar e manter vínculos com suas raízes”, informou.

O PAP é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde) e coordenado pela primeira-dama, Pâmela Bório. Entre os trabalhos que serão apresentados estão os produtos das tipologias madeira, cerâmica, brinquedos populares, couro, fibras, fios (crochê, macramê e fuxico), renda renascença, labirinto, tecelagem, metal/lata e reciclado.

Os produtos representam 47 cooperativas, associações, grupos familiares e artesãos individuais dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Itabaiana, Serra Branca, Cabaceiras, Boa Vista, Areial, Taperoá, Sousa, Cabedelo, Caaporã, Riachão do Bacamarte, Ingá, Monteiro, Zabelê, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Gurinhém, Sumé, Nova Palmeira, São José dos Cordeiros e Araçagi.

Entre os destaques da feira está a artesã paraibana Beth Paz, que conquistou o público pela delicadeza e peculiaridade de suas peças feita em couro de bode. “Eu procuro agregar o artesanato ao design dando novos formatos às peças que produzo como pulseiras e colares. Estou com uma expectativa muito boa, pois será a primeira vez que participo da feira. Espero ter reconhecimento dos meus produtos e, principalmente, obter muitas encomendas no pós-feira”, explica a artesã que também é formada em marketing e produção de moda.

Também estarão presentes duas rendeiras, sendo uma de labirinto e outra de renda renascença. Maria Aparecida Silva Sousa, natural de Zabelê, estará representando a renda renascença e a artesã Terezinha Cristovam, de Riachão do Bacamarte, da Associação dos Artesãos Rurais de Serra Rajada, vai representar o labirinto.

Além dessas associações, serão representados os produtos da Associação dos Artesãos de Monteiro (ASSOAM), Associação das Produtoras de Arte de Zabelê (APAZ), Associação Comunitária das Mulheres Produtoras de Camalaú (ASCAMP), Associação dos Artesãos de São João do Tigre (ASSOAR), Associação do Desenvolvimento dos Artesãos de São Sebastião do Umbuzeiro (ADARTE), Associação do Clube das Mães de Camalaú e do Grupo das Labirinteiras do Quilombo Pedra d’Água.

Transporte gratuito – Durante o período da feira, a Craft Design oferece transporte gratuito da Bienal do Ibirapuera (ABUP), de 14 a 17/08 das 11h às 19h e do Metrô Tietê (GIFT), dias 16 e 17/08 das 11h às 19h.

Craft Design – Idealizada há mais de 13 anos, a feira é direcionada a lojistas, fabricantes, arquitetos, decoradores, e profissionais do setor em geral. É realizada para a integração tanto de novos talentos, quanto de designers consagrados com o setor produtivo e os seus canais de distribuição. São diversas marcas de setores mobiliários, objetos, design têxtil, presentes, artesanato contemporâneo, papelaria, artes plásticas, joalheria e acessórios.

Empresários do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Pernambuco) e exterior (entre eles Argentina, Portugal, México, Turquia, Israel e Holanda) participam desta edição da feira. São diversos estandes distribuídos em uma área de 4.500m².

Serviço – A feira acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, localizado na Rua Frei Caneca nº 569, no bairro Consolação – no horário das 10h às 20h (14 a 16/08) e das 10h às 17h (17/08). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3644-3508, site www.craftdesign.com.brou através do e-mail: info@craftdesign.com.br.