Fale Conosco

1 de agosto de 2011

Artesanato paraibano segue em temporada de eventos em São Paulo



O artesanato paraibano, que recentemente marcou presença no 6º Salão do Turismo, em São Paulo, continuará em evidência na maior cidade do país durante este mês.  A partir da segunda-feira (8), peças produzidas por vários mestres paraibanos e receitas inspiradas na gastronomia do Estado vão compor o menu do renomado restaurante Brasil A Gosto, localizado no bairro dos Jardins. Outra importante vitrine para os artesãos paraibanos será a 19ª Craft Design, que acontecerá de 25 a 28, no Terraço Daslu, na capital paulista.

No restaurante Brasil A Gosto, ficarão expostos por três meses produtos de cerâmica (utilitária e decorativa) de Serra Branca, esculturas em flandres do artista Joca dos Galos, peças em madeira de Maritônio Portela e bonecas da Casa da Boneca de Esperança. “As peças serão expostas para complementar um cardápio especial, desenvolvido pela chefe Ana Luiza Trajano, que pesquisou os condimentos e ingredientes usados na gastronomia paraibana”, explica a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa.

Ela avalia que a participação na 19ª Craft Design é uma excelente oportunidade de divulgação do trabalho desenvolvido pelos artesãos do Estado. “Além de ser um dos eventos mais conceituados na área de decoração, design e arte do país, a Craft Design oferece a oportunidade de vendas no atacado e no varejo”, destaca Ladjane Barbosa.

Em julho, o Programa de Artesanato da Paraíba participou de dois grandes eventos no país: a Fenearte, realizada em Recife (PE), e o Salão do Turismo, em São Paulo. Na Fenearte, mais de 30 associações e cooperativas de artesãos paraibanos venderam R$ 200 mil em peças. “Também tivemos uma ótima participação no Salão do Turismo, com a venda de 70 peças por dia, em média”, revela a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba.