João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato paraibano se destaca em feira internacional de design

segunda-feira, 10 de março de 2014 - 19:13 - Fotos: 

O volume de negócios gerado pelo stand da Paraíba na 24ª Craft Design tem superado as expectativas dos artesãos. A feira, que acontece até esta terça-feira (11), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, tem como principal público lojistas, arquitetos, decoradores e especialistas do setor.

O Governo da Paraíba, por meio do Programa de Artesanato, apresenta na Craft o trabalho de 906 artesãos que expõem as tipologias: brinquedos populares, cerâmica, couro, fibra, fios (crochê, fuxico, labirinto, renda renascença e tecelagem), madeira, metal e pedra-cimento, produtos que representam cooperativas, associações, grupos familiares e artesãos individuais dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Lucena, Serra Branca, Cabedelo, Pitimbu, Caaporã, Esperança, Riachão do Bacamarte, Pontinha, Ingá, Monteiro, Zabelê, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Sumé, Nova Palmeira, Itabaiana, Lagoa Seca, Araçagi e Conde.

A Paraíba é o primeiro Estado a conseguir entrar na feira através do segmento artesanato. Para a coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, esse reconhecimento é fruto do trabalho profissional e de qualidade produzido pelos artesãos paraibanos. “Ontem, por exemplo, em uma única venda foi fechado o volume de mais de 10 mil reais em compras à vista. Isso demonstra a procura grande pelos trabalhos dos nossos artesãos. Outro fator que estratifica esse sucesso é ter o nosso mostruário todo esgotado já no segundo dia do evento”, comemorou Pâmela.

Cláudia Gomes, que é proprietária de uma loja de artesanato brasileiro, disse que as peças apresentadas na feira estimulam o potencial turístico da Paraíba, pela beleza e originalidade. “Fiquei curiosa para conhecer a Paraíba depois que vi o trabalho produzido pelo artesanato paraibano. A participação do trabalho na Craft aguça a necessidade das pessoas para conhecer o Estado. Depois de comprar as peças fui à Paraíba, conheci João Pessoa, Campina Grande e as cidades vizinhas, fui ver de perto o trabalho dos meus fornecedores. Fiquei encantada. Desde então venho todos os anos a esta feira, especialmente, para comprar as novidades da Paraíba. Eu acho que o Estado deveria participar sempre dessas rodadas de negócios”, afirmou a proprietária da Galeria Arte Brasileira.

Segundo a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, o trabalho produzido na Paraíba é reconhecido e referendado por especialistas de todo país e até do exterior. “Estamos fazendo bons negócios, isso tudo se deve ao trabalho e empenho dos nossos artesãos e da nossa equipe que trabalha e se prepara durante meses não só para este, mas para todos os eventos que o programa participa. Nosso estande está sendo visitado com clientes de todo o Brasil e exterior”, avaliou Ladjane.

Idealizada há 13 anos pelas empresárias Daniela Cecchini e Elaine Landulfo, a feira reúne em 6 mil metros quadrados , trabalhos de 180 expositores de 22 países. A organização estima que mais de 7 mil pessoas visitem o espaço até esta terça-feira.

Serviço– A 24ª Craft + Design acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, localizado na Rua Frei Caneca nº 569, no bairro Consolação – no horário das 10h às 20h (8 a 10/03) e das 10h às 19h (11/03). O trabalho feito pelas mãos de artesãos paraibanos poderá ser encontrado no estande 128. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (11) 3644-3508/3672-4935 ou do site www.craftdesign.com.br.