Fale Conosco

11 de junho de 2014

Artesanato paraibano pode ser adquirido em cidades sedes da Copa



artesanato ceramica copa do mundo 21 270x202 - Artesanato paraibano pode ser adquirido em cidades sedes da CopaA Copa do Mundo de Futebol 2014 começa nesta quinta-feira (12) e os turistas nacionais e internacionais poderão conhecer e ainda levar para casa a riqueza e peculiaridade do artesanato produzido na Paraíba. Isso será possível devido as exposições do projeto “Vitrines Culturais”, do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), nas cidades-sede do evento.

O Programa de Artesanato da Paraíba viu a oportunidade de promover e comercializar os produtos artesanais nestes locais de grande fluxo turísticos como em Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Os trabalhos são originários de artesãos individuais, cooperativas, associações e grupos familiares que trabalham com as mais diversas tipologias, como: madeira, cerâmica, fios, brinquedo popular, algodão colorido e outros.

artesanato ceramica copa do mundo 3 270x202 - Artesanato paraibano pode ser adquirido em cidades sedes da CopaSão peças genuinamente paraibanas com boa qualidade, criatividade e representatividade da cultura paraibana. Temos trabalhos de mais de 30 artesãos em todos estes espaços”, explicou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa. Segunda ela, ainda neste mês outros artesãos irão participar da Renda-se em Brasília (11 a 16 de junho), Fenearte em Recife (2 à 12 de julho), Craft Design em São Paulo e da Feira de Artesanato Mundial (FAM), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

Os trabalhos que ficarão expostos participaram de uma seleção ocorrida em abril, sendo 60 mil peças escolhidas. Elas possuem a missão de divulgar a diversidade do artesanato do Brasil. Para participar, o artesão deveria possuir cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

artesanato ceramica copa do mundo 1 270x202 - Artesanato paraibano pode ser adquirido em cidades sedes da CopaAs peças selecionadas ficarão expostas em lojas nos locais de exibição pública oficial (FIFA Fan Fest) e em espaços culturais nas cidade-sede. As vitrines culturais vão funcionar durante todo o período da Copa, no período de 12 de junho à 13 de julho.

Salão de Artesanato da Paraíba – Com o tema “Da terra, a nossa arte”, a 20º edição do Salão de Artesanato da Paraíba será aberto oficialmente neste sábado (14), às 18h, em Campina Grande. Atrativo cultural no mês do Maior São João do Mundo, o evento este ano ganhou um novo espaço localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, 95 – antiga Ourovel, no bairro do Catolé. Ficarão expostos até o dia 6 de julho o trabalho produzido por 3.700 artesãos dos mais diversos municípios paraibanos. De 15 a 29 de junho o horário de funcionamento será das 11h às 22h. Já de 30 a 6 de julho ficará aberto das 15h às 22h.

Para mais informações entrar em contato com o PAP através dos telefones 3222-8425 ou 8893, pelo e-mail artesanato_pb@yahoo.com.br ou ainda pelo site www.artesanato.pb.gov.br

Confira os endereços do Projeto Vitrines Culturais:

Belo Horizonte (MG)

12 de junho – Expominas
Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira


Manaus (AM)

12 de junho – Paço da Liberdade
Rua Gabriel Salgado, s/nº – Praça Dom Pedro II – Centro

Rio de Janeiro (RJ)

12 de junho – Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Tereza

São Paulo (SP)

12 de junho – Vale do Anhangabaú Parque Anhangabaú, s/n – Centro

Recife (PE)

15 de junho – Representação Regional do MinC
Rua do Bom Jesus, 227/237 – Bairro do Recife

Porto Alegre (RS)

16 de junho – Usina do Gasômetro
Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro

Salvador (BA)

17 de junho – Biblioteca Pública do Estado da Bahia Rua General Labatut, 27 – Barris