João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato paraibano ganha destaque em feira no Espírito Santo

terça-feira, 26 de novembro de 2013 - 18:22 - Fotos: 

O trabalho minucioso e criativo feito pelas mãos dos artesãos paraibanos serão destaque, pela primeira vez, durante a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), que começa nesta terça-feira (26), com abertura oficial às 18h e, segue até 1º de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória (ES).

Esta será a maior feira do segmento realizada no Estado e vai reunir em um só lugar mais de 1000 artesãos capixabas e convidados de outros estados brasileiros, incluindo a Paraíba. O evento foi idealizado a partir de experiências de sucesso similares e tem como base o Catálogo do Artesanato do Espírito Santo lançado pelo Governo do Estado sobre a diversidade local do artesanato produzido.

Para a coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Ladjane Barbosa, a feira é uma oportunidade de expandir os negócios da Paraíba no Espírito Santo. “É a primeira realização do evento e, consequentemente, também a nossa participação. Por isso, pela estrutura apresentada e a potencialidade do nosso artesanato a expectativa de vendas é muito boa para ampliarmos o mercado em nível nacional. Depois disso, vamos nos preparar exclusivamente para o Salão do Artesanato da Paraíba em dezembro”, disse Ladjane.

A coordenadora informou ainda que são 166 artesãos envolvidos de 10 municípios paraibanos. Entre as representações na ArteSanto são os bonecos em algodão colorido da Coopnatural, as peças decorativas em ferro do artista Humberto Heleno, as famosas e trabalhadas redes do município de Galante, bem como as peças em madeira utilitárias dos artistas João Batista, Pedro Nunes e Elias. Outras tipologias em destaque são os brinquedos populares, cerâmicas, fibras e fios de vários municípios paraibanos.

A coordenadora doProgramadoArtesanato da Paraíba, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, também deverá visitar a ArteSanto na próxima sexta-feira (29) para conferir de perto a potencialidade e qualidade do artesanato paraibano exposto na feira.

Programação - Entre as atrações estará a “Galeria dos Mestres”, na qual os mestres artesãos terão um espaço especial pela fundamental importância na manutenção das tradições artesanais. Além disso, haverão oficinas gratuitas de reaproveitamento de banner, conchas, fibra de taboa, enfeites com arame, pilha de milho, flores de escama, fantoches e cartão de natal com papel reciclado. Tudo isso visando à disseminação da arte manual, com os participantes podendo conferir de perto os processos de criação e palestras com renomados profissionais que vão dividir suas experiências.

Haverá ainda o “Espaço Design” assinado por um profissional renomado com uma mostra de decoração ambientada com objetos que recebem interferência de design e arte popular. Além disso, haverão ainda atrações musicais, praça de alimentação e atividades para toda a família.

Funcionamento – Com entrada gratuita, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto) vai funcionar das 16 às 22 h, de 26 a 29/11 (terça à sexta-feira). Já no sábado (30), o evento será das 10 às 22 h, e no domingo (01/12) das 10 às 20 h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.artesanto.com.br