João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato paraibano é exposto em feira internacional no Centro de Convenções em Olinda

sexta-feira, 8 de julho de 2016 - 10:58 - Fotos:  Secom-PB

Os artesãos cadastrados no Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) iniciaram uma nova temporada de eventos em Pernambuco. É a vez da 17ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que teve início na quinta-feira (7) e, segue, até 17 de julho, no Centro de Convenções em Olinda.

“Mesmo antes de finalizar o 24º Salão de Artesanato em Campina Grande, nos organizávamos para participar com muita qualidade nesse evento. No entanto, estamos muito felizes porque conseguimos cumprir nosso maior objetivo: incentivar o desenvolvimento econômico, cultural e social dessas pessoas que respiram e fazem cultura com mãos habilidosas em nossa Paraíba. Essa participação também se deve ao apoio constante do Programa de Artesanato Brasileiro”, ressaltou a gestora do PAP, Lu Maia.

Entre os destaques paraibanos, está o artesão Rogério da Silva, do Cariri. Antes da abertura oficial da Fenearte, ele realizou uma venda de cerca de R$ 5 mil. “Nosso artesanato é muito rico e o espaço da Paraíba sempre é bem procurado. Na hora da montagem, os lojistas já nos procuram como foi o caso do Rogério. Isso é que nos dá orgulho, pois o Governo do Estado da Paraíba concretiza o incentivo oferecido aos nossos artesãos”, disse Lu. O artesão é conhecido pela produção de arte sacra em madeira.

Sobre a Fenearte - É a maior feira de artesanato da America Latina e, neste ano, tem o tema “O artesanato, a arte brincante” numa estrutura que reúne cerca de cinco mil expositores, de origem local, nacional e internacional.

O evento homenageia dois artistas pernambucanos já falecidos, o artesão discípulo de Mestre Vitalino, Manuel Eudócio e o multi-instrumentista Naná Vasconcelos. Outra novidade é o espaço conhecido por 1º Salão de Arte Popular Religiosa de Pernambuco que conta com 50 peças dedicada à arte sacra, das quais 47 estão à venda na feira.

Na parte gastronômica, a feira tem uma área exclusiva para food trucks. São 12 restaurantes, seis food trucks, 25 estandes de alimentação artesanal, cinco food bikes e espaços com tapiocas.

Programação – A Fenearte está localizada na Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda (PE) e fica aberta ao público até o dia 17 de julho no horário das 14h às 22h (segunda a sexta) e de 10h às 22h (sábado e domingo).