João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato paraibano é exibido na ‘Mãos de Minas’, até o domingo

terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 18:04 - Fotos: 
O artesanato paraibano está participando da XX Feira Nacional de Artesanato ‘Mãos de Minas’ – O Brasil feito à mão, que acontece desta terça-feira (24) ao próximo domingo (29) deste mês na Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Para isso, o Governo do Estado, através do Programa de Artesanato Paraibano, vinculado à Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, e com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), viabilizou a ida de uma caravana de 45 artesãos para participar do evento, considerado um dos maiores da América Latina.

Em estande decorado por Babá Santana, o artesanato paraibano foi exposto de forma que haja livre circulação no espaço, onde as peças podem ser vistas e adquiridas pelos 200 mil visitantes que a feira promete atrair nesta versão 2009.

Produção diversificada – A produção artesanal paraibana é originária de 21 municípios, selecionada pelos técnicos do Programa, e as peças são o resultado do trabalho de 1.700 pessoas envolvidas nas diversas associações, cooperativas e artesãos individuais.

As tipologias expostas vão da fibra do Litoral paraibano à cerâmica do Sertão, passando pela renascença do Cariri, o bordado do Brejo, as famosas bonecas de Esperança e as tradicionais redes. “Pretendemos atingir vendas diretas acima de R$ 50 mil durante os cinco dias de feira, que consideramos um dos mais importantes eventos do setor no País”, informa Marielza Araújo, gestora do Programa de Artesanato Paraibano.

A feira mineira, que está comemorando 20 anos, reúne artesãos de todos os Estados brasileiros e representantes de 12 países que vão comercializar cerca de 50 mil itens artesanais, inclusive da arte indígena representada por 25 etnias de diversas tribos do País.
O primeiro dia do evento é reservado apenas para lojistas e compradores de atacado, com o objetivo de gerar negócios num ambiente empresarial e otimizar o tempo. Com isso, cerca de 10 mil lojistas encontrarão variedades e novidades que vão incrementar o estoque para as vendas das festas de fim de ano.

Da Assessoria de Imprensa do Programa de Artesanato Paraibano