Fale Conosco

14 de abril de 2013

Artesanato paraibano é destaque em feira internacional em Brasília



O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) participa da 7ª Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar), aberta na sexta-feira (12) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento fica em cartaz até 21 de abril.

Para a artesã da Associação Arte e Sol, de Cabedelo, Maria Gorete, que trabalha com crochê há dez anos e participa da feira pela primeira vez, o evento é uma oportunidade ímpar onde os brasilienses poderão conhecer seu trabalho. “Tenho uma barraca na Praia do Jacaré onde sempre exponho meus acessórios e recebo muitos turistas de Brasília. Trouxe mais de mil peças em colares e tiaras para cabelo e espero que gostem do meu trabalho para que eu volte a Paraíba sem nenhum deles”, frisou a artesã.

A Finnar reúne trabalhos de 140 artesãos paraibanos de associações de 17 municípios. Entre as tipologias presentes estão o patchwork, algodão colorido, renda renascença, labirinto, cerâmica, fibra, artesanato indígena, madeira, tecelagem e brinquedo popular.

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, o evento é uma oportunidade produtiva onde os artesãos poderão aumentar suas vendas e, consequentemente, a renda,  além de participar de cursos e oficinas para que possam aperfeiçoar seus trabalhos.

“Esperamos que as artesãs realizem boas vendas, contatos para o pós-feira e voltem ainda mais qualificadas à Paraíba, por meio das oficinas que serão oferecidas. Teremos o treinamento ‘Mundo da Copa’, uma das oficinas mais esperadas, onde elas irão se preparar para o ano da Copa no Brasil, aprender a receber os turistas para que eles possam levar boas lembranças do Brasil em camisetas customizadas, mascotes e muitos outros”, destacou a gestora.

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

Sobre a Finnar – Realizada há sete anos, a Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar) é direcionada a lojistas, arquitetos, designers, decoradores e apreciadores de arte. Ocorrida anualmente, a feira tem como linha de produtos e serviços o artesanato brasileiro e internacional, oficinas, cursos, rodada de negócios, gastronomia, arte popular, exposição de reciclados, matéria prima, desfiles de moda e apresentações culturais.

 A finalidade do evento é reunir em um mesmo espaço o melhor do artesanato nacional e internacional, promovendo a atividade como instrumento de preservação da identidade cultural e geração de renda.

Serviço – A feira acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado no Setor de Divulgação Cultural (SDC), Eixo Monumental, lote 5, Plano Piloto, em Brasília (DF). Durante a semana o evento será aberto ao público no horário das 16h às 22h, e das 11h às 22h, aos sábados e domingos. O estande paraibano está localizado no nº 50, corredor central.