Fale Conosco

3 de julho de 2009

Artesanato paraibano é destaque em dois grandes eventos nacionais



O primeiro deles é o 4º Salão de Turismo que acontece em São Paulo, onde a ambientação do estande paraibano está sendo muito elogiada pelos visitantes. O segundo deles, em espaço maior, é a X Fenearte – Feira de Negócios do Artesanato que está sendo aberta nesta sexta-feira, 3, no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco.

A participação do artesanato paraibano em eventos do porte desses referidos, tem sido uma abertura de mercado para os profissionais do setor onde eles podem expor seus produtos para comercialização a nível nacional e internacional, garantindo-lhes trabalho e renda, consequentemente a sustentabilidades da atividade na Paraíba.

A proposta do Governo do Estado, através do Programa de Artesanato Paraibano é intensificar a cultura do empreendedorismo e estimular o artesão a perceber melhor a realidade do mercado, tornando a atividade do artesanato economicamente viável, sem descuidar de preservar as raízes culturais da região e do Estado.

O governo federal, através do Ministério do Turismo e o Sebrae, tem sido importante aliado da produção artesanal do Brasil, com destaque especial para o Nordeste, de onde são produzidas as principais peças.

O estande da Paraíba no Salão de Turismo tem privilegiado peças artesanais destinadas ao segmento turístico como redes, mantas, objetos decorativos para hotéis e pousadas.

Já o estande na Feneart será aberto com a exposição das mais variadas tipologias artesanais, que vão desde os brinquedos populares, a cerâmica, o couro, as fibras, os fios, a madeira, os metais, osso, algodão colorido e até a culinária, através dos deliciosos doces feitos a base de rapadura que tanto sucesso fez no último Salão de Artesanato. São 33 tipologias participando da Fennearte, com produtos oriundos de 15 municípios paraibanos e envolvendo 415 artesãos.

O Salão de Turismo começou no dia 1º e vai até este domingo, 5 de julho no Parque do Anhembi, em São Paulo e a X Feneart será aberta nesta sexta-feira e vai até o dia 12 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Goretti Zenaide, Assessoria de Imprensa do Programa de Artesanato Paraibano