João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato paraibano atrai lojistas em feira internacional em Brasília

quinta-feira, 7 de novembro de 2013 - 10:10 - Fotos:  Secom-PB

A arte dos produtos paraibanos feitos em couro, cerâmica, fios, fibras e madeira têm atraído a atenção de visitantes e o interesse dos lojistas que vai ao 6º Salão Internacional do Artesanato. O evento começou na quarta-feira (6) e segue até a segunda-feira (11) na ExpoBrasília – Parque da Cidade, no Distrito Federal.

O lojista de São Paulo, Ricardo Pedrosa, que visitou o salão pela terceira vez, disse que sempre procura o estande do artesanato paraibano pela peculiaridade e qualidade dos produtos. “Como sempre o espaço está bem bonito, cuidado e com novidades. Todos os anos estou aqui para levar peças paraibanas como rede e artesanato em couro, que tem muita saída e é bem procurado devido à diferença e a qualidade na confecção”, elogiou o lojista.

Trabalhos de 255 artesãos de 24 municípios paraibanos estão sendo representados em diversas tipologias. Entre os produtos expostos estão os confeccionados pelo Grupo Banana e Arte, Associação Mãos que Ajudam, Associação Artesanal Galante Arte e Decoração e os artigos feitos em fios da Cooperativa das Bordadeiras de Alagoa Nova (Cooban), Grupo de Tricô Artístico Comunidade e Cooperativa Artesanal ‘As cabritas de Boa Vista’. Além desses há produtos de Serra Branca, Cabedelo, Conde, Sousa, Borborema, São José dos Cordeiros, Nova Palmeira, João Pessoa e Campina Grande.

A artesã Dorinha Ramos, presidente da Associação Atelier Renascença, de São Sebastião do Umbuzeiro, comemora a participação em mais uma edição da feira. “Quando posso, faço questão de vir, porque faz toda a diferença negociar com o cliente cara a cara, na hora da venda. Isso faz com que eu aumente minha cartela de clientes e tenha um volume maior de vendas. Estou muito confiante para este Salão Internacional de Brasília, porque sempre vendi muito bem em outras edições. As pessoas que vêm aqui valorizam o nosso trabalho e fazem boas compras”, disse.

Ela é a única artesã que foi junto à comitiva do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) para a Feira de Brasília levando mais de 100 peças para comercializar no evento. A associação tem mais de 50 rendeiras cadastradas.

De acordo com a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, o evento sempre é uma boa oportunidade de vendas para o artesanato paraibano. “O estande está muito bonito, bem atrativo, e já iniciamos vendendo muito bem para lojistas do Brasil inteiro e de antigos conhecidos daqui mesmo de Brasília. Por isso, fazemos questão de todos os anos atender ao convite que nos é feito com maior prazer. Saindo daqui será a vez de nos prepararmos para a Feira de Artesanato do Espírito Santo, de 26 de novembro a 1 dezembro. Será nossa última participação em feira antes da realização do Salão de Artesanato da Paraíba que começa dia 19 de dezembro”, comemorou a gestora.

Na ExpoBrasília – Além do artesanato estão sendo expostos acessórios, roupas e gastronomia. A praça de alimentação disponibiliza variadas opções de petiscos, lanches e pães coloniais. O salão tem a participação de artesãos da Indonésia, Índia, Turquia, Paquistão, Equador, Filipinas, Palestina e Síria. A programação ainda prevê atrações musicais nacionais e regionais.

O estande da Paraíba foi promovido pelo Governo Federal por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A participação da equipe tem apoio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), coordenado pela primeira-dama, jornalista Pâmela Bório.

O Salão é realizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro/Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Secretaria de Trabalho do GDF, Secretaria de Cultura do GDF, Sebrae Nacional, Correios e Petrobras.

Serviço – O salão fica aberto ao público das 11h às 22h (de quarta a domingo), com entrada franca até às 16h. Os ingressos custam R$ 6,00 (meia) e R$ 12 (inteira).