Fale Conosco

7 de novembro de 2013

Artesanato paraibano atrai lojistas em feira internacional em Brasília



feira internacional de artesanato brasilia 2 270x202 - Artesanato paraibano atrai lojistas em feira internacional em BrasíliaA arte dos produtos paraibanos feitos em couro, cerâmica, fios, fibras e madeira têm atraído a atenção de visitantes e o interesse dos lojistas que vai ao 6º Salão Internacional do Artesanato. O evento começou na quarta-feira (6) e segue até a segunda-feira (11) na ExpoBrasília – Parque da Cidade, no Distrito Federal.

O lojista de São Paulo, Ricardo Pedrosa, que visitou o salão pela terceira vez, disse que sempre procura o estande do artesanato paraibano pela peculiaridade e qualidade dos produtos. “Como sempre o espaço está bem bonito, cuidado e com novidades. Todos os anos estou aqui para levar peças paraibanas como rede e artesanato em couro, que tem muita saída e é bem procurado devido à diferença e a qualidade na confecção”, elogiou o lojista.

feira internacional de artesanato brasilia 1 270x202 - Artesanato paraibano atrai lojistas em feira internacional em BrasíliaTrabalhos de 255 artesãos de 24 municípios paraibanos estão sendo representados em diversas tipologias. Entre os produtos expostos estão os confeccionados pelo Grupo Banana e Arte, Associação Mãos que Ajudam, Associação Artesanal Galante Arte e Decoração e os artigos feitos em fios da Cooperativa das Bordadeiras de Alagoa Nova (Cooban), Grupo de Tricô Artístico Comunidade e Cooperativa Artesanal ‘As cabritas de Boa Vista’. Além desses há produtos de Serra Branca, Cabedelo, Conde, Sousa, Borborema, São José dos Cordeiros, Nova Palmeira, João Pessoa e Campina Grande.

feira internacional de artesanato brasilia 3 270x202 - Artesanato paraibano atrai lojistas em feira internacional em BrasíliaA artesã Dorinha Ramos, presidente da Associação Atelier Renascença, de São Sebastião do Umbuzeiro, comemora a participação em mais uma edição da feira. “Quando posso, faço questão de vir, porque faz toda a diferença negociar com o cliente cara a cara, na hora da venda. Isso faz com que eu aumente minha cartela de clientes e tenha um volume maior de vendas. Estou muito confiante para este Salão Internacional de Brasília, porque sempre vendi muito bem em outras edições. As pessoas que vêm aqui valorizam o nosso trabalho e fazem boas compras”, disse.

Ela é a única artesã que foi junto à comitiva do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) para a Feira de Brasília levando mais de 100 peças para comercializar no evento. A associação tem mais de 50 rendeiras cadastradas.

feira internacional de artesanato brasilia 4 270x202 - Artesanato paraibano atrai lojistas em feira internacional em BrasíliaDe acordo com a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, o evento sempre é uma boa oportunidade de vendas para o artesanato paraibano. “O estande está muito bonito, bem atrativo, e já iniciamos vendendo muito bem para lojistas do Brasil inteiro e de antigos conhecidos daqui mesmo de Brasília. Por isso, fazemos questão de todos os anos atender ao convite que nos é feito com maior prazer. Saindo daqui será a vez de nos prepararmos para a Feira de Artesanato do Espírito Santo, de 26 de novembro a 1 dezembro. Será nossa última participação em feira antes da realização do Salão de Artesanato da Paraíba que começa dia 19 de dezembro”, comemorou a gestora.

Na ExpoBrasília – Além do artesanato estão sendo expostos acessórios, roupas e gastronomia. A praça de alimentação disponibiliza variadas opções de petiscos, lanches e pães coloniais. O salão tem a participação de artesãos da Indonésia, Índia, Turquia, Paquistão, Equador, Filipinas, Palestina e Síria. A programação ainda prevê atrações musicais nacionais e regionais.

O estande da Paraíba foi promovido pelo Governo Federal por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A participação da equipe tem apoio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), coordenado pela primeira-dama, jornalista Pâmela Bório.

O Salão é realizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro/Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Secretaria de Trabalho do GDF, Secretaria de Cultura do GDF, Sebrae Nacional, Correios e Petrobras.

Serviço – O salão fica aberto ao público das 11h às 22h (de quarta a domingo), com entrada franca até às 16h. Os ingressos custam R$ 6,00 (meia) e R$ 12 (inteira).