João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato da Paraíba supera R$ 80 mil em vendas na Craft Design

terça-feira, 11 de março de 2014 - 18:37 - Fotos:  Secom - PB

Os trabalhos feitos pelas mãos de 906 artesãos de 22 municípios paraibanos atraíram a atenção dos lojistas e visitantes da 24ª Craft Design, contabilizando um saldo de cerca de R$ 80 mil em vendas, realizadas no período de 8 a 11 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

As tipologias mais vendidas no espaço, que já se tornou referência para expositores e designers com seus produtos e conceitos, foram fios (renda labirinto), madeira, peças em algodão colorido e o trabalho desenvolvido pelas marisqueiras do Litoral Sul paraibano, por meio da Coleção Corais de Acaú cujo instrutor foi o designer Sérgio Mattos. O balanço foi divulgado na tarde desta terça-feira pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP).

De acordo com a gestora do programa, Ladjane Barbosa, o volume de vendas demonstra o potencial mercadológico presente no artesanato local superado a cada edição da Craft Design. Vendemos para lojistas de Búzios, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Fortaleza, Minas Gerais, Mato Grosso e até para nossos vizinhos do Recife e estrangeiros. Agora já nos preparamos para a próxima feira, que será a Semana do Artesão, em Campina Grande, uma nova oportunidade para quem não pode participar deste evento”, destacou.

Para a rendeira, Tereza Cristovão, mais conhecida como “Terezinha”, natural de Riachão de Bacamarte, a feira sempre supera as expectativas. “Tudo o que produzimos lá na Associação das Artesãs Rurais de Serra Rachada conseguimos vender aqui na Craft. Além disso, fechei muitas encomendas que vou levar para as outras 80 artesãs voltarem a trabalhar. Quando não estamos na agricultura no período do inverno, nossa fartura no verão é o artesanato”, comemorou.

A lojista paulista Vera Lúcia visitou o estande da Paraíba e ficou encantada com a riqueza dos produtos artesanais. “Estou levando uma variedade de peças em papel machê, madeira, cerâmicas e luminárias. Foi preciso eu passar por quatro feiras para encontrar tudo isso aqui no artesanato da Paraíba. São produtos genuinamente nacionais, regionais, muito bem acabados e difíceis de encontrar”, enfatizou a lojista comemorando as vendas antecipadas.

Craft Design - Idealizada há mais de 14 anos, a feira é direcionada a lojistas, fabricantes, arquitetos, decoradores, e profissionais do setor em geral. É realizada para a integração tanto de novos talentos, quanto de designers consagrados com o setor produtivo e os seus canais de distribuição.