João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato da Paraíba faz sucesso na Craft Design em São Paulo

sexta-feira, 16 de agosto de 2013 - 09:01 - Fotos:  Vall França/Secom-PB

Diversidade e criatividade inspirada na cultura regional. Essas são as principais caraterísticas dos trabalhos de artesãos paraibanos presentes em mais uma edição da 23ª Craft + Design. O evento teve início na quarta-feira (14), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Referência em feira de negócios, tendências e decoração, a feira é voltada a lojistas, arquitetos e designers. No espaço destinado ao artesanato da Paraíba, os participantes podem conferir o trabalho de cooperativas, associações, grupos familiares e artesãos individuais de diversos municípios.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Ladjane Barbosa, avaliou o primeiro dia de vendas da Paraíba de maneira positiva, sendo superior ao volume das edições anteriores. “Nosso estande tem sido bastante visitado, elogiado e temos recebido muitas encomendas de lojistas de vários lugares do país como Niterói, Rio de Janeiro, Canela, Belo Horizonte, Fortaleza e até mesmo para Porto de Galinhas, em Pernambuco”, comentou.

Ela destacou ainda que alguns artesãos paraibanos já venderam todo o estoque logo que a feira foi aberta oficialmente. “Os produtos em madeira como santos, pássaros e outros artigos são os mais procurados. Por ser uma feira de encomendas, onde trabalhamos principalmente o pós-feira, a expectativa é que voltaremos para casa com muitos contatos e negócios fechados. A partir daí, pensaremos em novas feiras, capacitações e produção”, informou Ladjane.

O PAP é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), coordenado pela primeira-dama, Pâmela Bório. Entre os trabalhos expostos estão os produtos das tipologias madeira, cerâmica, brinquedos populares, couro, fibras, fios (crochê, macramê e fuxico), renda renascença, labirinto, tecelagem, metal/lata e reciclado.

Os produtos representam 47 cooperativas, associações, grupos familiares e artesãos individuais dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Itabaiana, Serra Branca, Cabaceiras, Boa Vista, Areial, Taperoá, Sousa, Cabedelo, Caaporã, Riachão do Bacamarte, Ingá, Monteiro, Zabelê, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Gurinhém, Sumé, Nova Palmeira, São José dos Cordeiros e Araçagi.

Craft Design – A feira é um dos maiores eventos de negócios no segmento de decoração, design, presentes e artes do Brasil. Reúne 180 expositores de 22 países até o próximo domingo (17). Idealizada há mais de 13 anos, é realizada para a integração tanto de novos talentos, quanto de designers consagrados com o setor produtivo e os seus canais de distribuição. São diversas marcas de setores mobiliários, objetos, design têxtil, presentes, artesanato contemporâneo, papelaria, artes plásticas, joalheria e acessórios.

Serviço – A feira acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, localizado na Rua Frei Caneca nº 569, no bairro Consolação – no horário das 10h às 20h (14 a 16/8) e das 10h às 17h (17/8). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3644-3508, site www.craftdesign.com.br ou através do e-mail: info@craftdesign.com.br.