João Pessoa
Feed de Notícias

Artes plásticas, circo e dança são destaques do Festival de Areia

segunda-feira, 29 de julho de 2013 - 18:38 - Fotos: 

A 14ª edição do Festival de Artes de Areia, que neste ano tem como tema “Paraíba Feminina de Cultura – Mulher é Arte”, iniciou as atividades culturais e nesta terça-feira (30) traz uma programação imperdível para um público de todos os gostos, que inclui exposições de artes visuais, apresentações de espetáculos circenses, cultura popular e dança, bem como oficinas e exibição de filme.

Audiovisual – No Polo Senhora Cena, localizado no palco mais antigo do estado, o Teatro Minerva, a partir das 21h, será exibido o longa-metragem “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello (PE). Com classificação indicativa de 12 anos, o filme conta a história de Cris e seu irmão mais velho, que são deixados na beira da estrada por seus pais. A fábula de tons realistas irá mostrar um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias.

Circo – Uma oportunidade para muitos palhaços darem seus primeiros passos com sapatos e narizes vermelhos está no Polo Armaria Mainha, localizado no Circo. A alegria vai ficar por conta do grupo Bufões de Olavo, de João Pessoa, que irá apresentar o espetáculo “Clown Bar”. A trupe vai apresentar brincando os resultados das pesquisas sobre a técnica do clown. Ambientadas num bar, as cenas se desenvolvem das mais variadas formas, trazendo gags clássicas e números originais mostrando que cada palhaço possui características e habilidades que permitem ao público reconhecer neles diversos tipos sociais encontrados diariamente.

Dança – Ainda no Polo Armaria Mainha, a partir das 21h, o Ensaio Cia de Dançateatro de João Pessoa apresenta o espetáculo “Senzala Urbana”. As cenas coletam a essência da inquisição, escravatura, holocausto e ditadura, dialogando com o cotidiano ao tomar como alicerce a vida encarcerada do homem contemporâneo. Mostra ainda os preconceitos do ser humano, a violência, o arrependimento e a busca pela felicidade não alcançada por conta das ideologias de cada época. A classificação indicativa é de 16 anos.

Artes plásticas – No polo ‘Artérias das Artes’, no Casarão José Rufino, vão acontecer dez exposições de artes visuais de artistas renomados dos estados da Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Sul. Dentre os temas abordados estão as “Histórias de Areia”, “Ocupação do Espaço” e o “Laboratório de Experimentação”. No setor fotográfico são destaques as exposições “Paraíba Mulher Macho”, “Guardiães do Sertão”, “Nação: Genes Feminino” e “Eu e minha árvore”. Na área multimídia serão apresentados “A memória também é feita de luz e sombra”, “Influjo” e “O som que você me vê”.

Cultura Popular – O Polo Fuxicarte, localizado na Emater, vai abrigar, das 9h às 19h, o Salão de Artesanato da Paraíba, reunindo artesanatos de diversas técnicas e origens de municípios paraibanos. Já no marco histórico da cidade, na Praça 3 de Maio, no Polo “Chão de Mestras”, se apresentarão diversos grupos de cultura popular, entre eles o Grupo Moenda com danças de coco de rodas, manifestações de canto, poesia e música reverenciando as tradições e as brincadeiras a partir das 17h. Neste mesmo horário, no Espaço do Artesão, o grupo de Dança Folclórica da Funad irá fazer uma apresentação de xaxado.

Música – O polo ‘Sonoras Erês’, no Centro Social Urbano (CSU), vai receber atividades de musicalização infantil com uma programação voltada especialmente ao público jovem. No horários da 14h às 16h será apresentado o espetáculo “Pirralhim – Música para Crianças Pequenas”, do Laboratório de Educação Musical Infantil (Lemi), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Oficinas – Ainda nesta terça-feira serão ministradas 11 oficinas em diversos polos espalhados pela cidade de Areia. Na área de artesanato, serão ofertadas as oficinas “Loiças do Chã da Pia”, no polo de mesmo nome, na Comunidade Chã da Pia, além da oficina “Arte na Palha”, no polo Chã de Jardim nesta comunidade. Na literatura, serão disponibilizadas as oficinas “Do ritmo à palavra”, “A musicalidade na palavra do narrador” e “Poesia Viva”, no Polo Gravidéias, localizado na Escola Professor João Coutinho. Ainda neste polo haverá a oficina de teatro “Escambo – o ator em cena” e a “Fotografia para realização audiovisual”.

No polo “Sala de Criação”, localizado no Mercado Central, haverá a oficina de gastronomia “Delícias do Brejo” pelas quituteiras de Areia. No polo Vagaluminosas, no Colégio José Américo, ocorrerão as oficinas de dança “Trançados musculares: saúde corporal e danças populares” e a oficina de cultura popular “Rotas do Cordel na Borborema”. No Polo Armaria Mainha, haverá ainda a oficina de Circo “Escola de Palhaças”. E por fim, na Câmara Municipal de Areia, no polo ‘Escrivaninha Secreta’, ainda haverá mesas redondas e debates com o professor José Octávio.

Visite o site – A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.