João Pessoa
Feed de Notícias

Arraial da Funad reúne usuários e reabilitadores, nesta quinta-feira

terça-feira, 16 de junho de 2015 - 11:28 - Fotos:  Arquivo

O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), promove, nesta quinta-feira (18), às 8h30, o Arraial da Funad, em João Pessoa. O evento vai reunir usuários, familiares e reabilitadores no pátio da instituição. A festa será animada por quadrilha, forró e comidas típicas. A comemoração junina vai contar com uma variada programação.

Toda decoração foi preparada pelo Núcleo de Vivência e Artes (NVA) e conta com a participação das mães de usuários, que durante o atendimento dos filhos desenvolvem habilidades artísticas nas aulas de artesanato e contribuem com a produção de arranjos, balões e outras peças alusivas ao período.

A primeira apresentação será do xaxado dos usuários do NVA. Em seguida, haverá uma apresentação de dança folclórica da Escola Ana Paula, que funciona dentro da Funad e atende pessoas com deficiência em processo de reabilitação. O Grupo Encantos, formado por mães de usuários, também fará uma apresentação, com repertório de forró.

Entre as atrações, destaca-se a ‘Quadrilhando sobre Rodas’, uma quadrilha junina formada por cadeirantes, deficientes intelectuais e profissionais da Funad e tem o objetivo de promover a inclusão através da dança.

“Eles fazem qualquer coisa, de maneira adaptada, sem ninguém empurrando suas cadeiras, com desenvoltura, alegria e beleza”, observou o coreógrafo Josinaldo Flores. O projeto da Funad completa três anos. Segundo a presidente Simone Jordão, a dança é um dos elementos que contribuem para a reabilitação, inclusão social e autonomia de pessoas com algumas deficiências. “Incentivamos o projeto, desde o início, e ele representa um grande orgulho para a Instituição, com apresentação não apenas na Funad, mas em outras manifestações culturais”, lembrou.

O Arraial da Funad terá ainda, a animação do trio Forró do Araripe, que vai apresentar um repertório com músicas tradicionais e promete esquentar o arrasta-pé até o final da manhã. Na sexta-feira (19), acontece o arraial dos servidores, com correio elegante, trio de forró e quadrilha junina improvisada.