João Pessoa
Feed de Notícias

Arraiá do Cumpade abre programação no dia 4 de junho e se prolonga até 2 de julho

domingo, 1 de maio de 2016 - 16:21 - Fotos: 

O Arraiá do Cumpade, um dos mais importantes celeiros da cultura matuta do Brasil, localizado no distrito de Galante, no município de Campina Grande, a 100 km da Capital, abrirá no dia 4 de junho a programação da 6ª edição de sua temporada junina com shows de Capilé, Cris Oliveira, Roninho do Acordeom e Forró Quentão. A festa segue até o dia 2 de julho, com apresentações nos finais de semana, das 11 horas até às 17 horas, e o encerramento ficará a cargo do cantador Santana.

As atividades do Arraiá do Cumpade, que estão inseridas no calendário do Maior São João do Mundo, reunirão durante os 10 dias de festa, mais de 40 apresentações musicais, no meio de um cenário que respira o ‘forró de raiz’, as danças e a culinária nordestinas. A programação da temporada 2016 foi anunciada, nesse sábado (30), na Casa do Cumpade pelos organizadores do evento, Cumpade João e Isaac Batista.

De acordo com o idealizador da Casa do Cumpade, conhecido como Cumpade João, além das atrações musicais e a cerimônia da procissão e benção que, segundo ele, será mantida para a felicidade geral da Nação forrozeira, o público também poderá vivenciar personagens, como o “Jumentinho da cerveja”, que ficará circulando pelas mesas com bebidas super geladas; e os artistas populares que vão interagir com as pessoas, novidades programadas para esse ano.

Outra novidade será o aumento da estrutura, que esse ano ganhará um novo ambiente que deverá ser batizado como Praça de Encher o Bucho, onde ficarão localizados alguns petiscos como churrasquinhos e outros tira-gostos, além de bebidas. O local é independente do restaurante, onde os forrozeiros encontrarão os pratos tradicionais da culinária nordestina, que este ano ganham a assinatura do cheff André Duarte.

A estimativa é de que cerca de nove mil pessoas participem da festa da Casa do Cumpade, durante os 10 dias. Segundo Isaac Batista, alguns dias da temporada 2016 já atingiram 50 por cento de procura antecipada. Este ano os passaportes estão sendo comercializados pela Mais Brasil Turismo, em João Pessoa, e a AutoCar Turismo, de Campina Grande. Ele adiantou que a Luck Receptivo João Pessoa, que tem sido uma das grandes parcerias da festa, já está com vários grupos fechados. A CVC também tem alguns grupos contratados.A novidade deste ano será a parceria com a AutoCar, que irá buscar os hóspedes nos hotéis em que estão acomodados, em Campina Grande.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino o Arraiá do Cumpade é um dos produtos importantes para o aumento fluxo de turismo que dá mais visibilidade ao Destino Paraíba. “Mas não apenas isso, a Casa do Cumpade é uma ferramenta que mantém a história viva das origens e tradições da cultura da vida rural por meio da gastronomia, música e tradições juninas”, observou.

A executiva comentou que os festejos juninos da Paraíba capitaneados pelo Maior São João do Mundo foram intensamente divulgados pela PBTur e o trade turístico nos principais mercados emissores de turistas para a Paraíba, assim como na mídia espontânea. Esse apoio do Governo do Estado, inclusive, foi destacado pela coordenadora de Turismo de Campina Grande, Catharine Brasil, ao comentar que a divulgação do evento tem contribuído para que os festejos juninos obtenham êxito, mesmo diante da crise financeira que ora o país atravessa.

Confira a programação:

04/06 – Capilé, Cris Oliveira, Rominho do Acordeon e Forró Quentão.

11/06 – Tom Oliveira e Edglei Miguel / Cris Oliveira / Rominho do Acordeon;

12/06 – Sandra Belê / Cris Oliveira / Rominho do Acordeon / Forró Quentão;

18/06 – Gitana Pimental / Cris Oliveira / Rominho do Acordeon / Forró Quentão;

19/06 – Capilé / Cris Oliveira / Rominho do Acordeon / Forró Quentão;

23/06 – Niedson Lua/ Cris Oliveira / Rominho do Acordeon / Forró Quentão;

24/06 – Tom Oliveira / Cris Oliveira / Rominho do Acordeon / Forró Quentão;

25/06 – Os Três do Nordeste / Cris Oliveira / Rominho do Acordeon / Forró Quentão;

26/06 – Sandra Belê / Cris Oliveira / Rominho do Acordeon / Forró Quentão;

02/07 – Cris Oliveira / Rominho do Acordeon / Forró Quentão; e Santana.