Fale Conosco

16 de julho de 2015

ARPB promove reunião para discutir iluminação pública da via de acesso ao Aeroporto Castro Pinto



16.07.15 arpb faz reuniao sobre iluminacao do aeroporto foto antonio david 3 270x191 - ARPB promove reunião para discutir iluminação pública da via de acesso ao Aeroporto Castro PintoNa manhã desta quinta-feira (16), a Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) promoveu uma reunião com o objetivo de discutir com órgãos responsáveis e representantes interessados a questão da iluminação pública da rodovia federal que dá acesso ao Aeroporto Castro Pinto.

A reunião foi presidida pelo diretor presidente da ARPB, Severino Ramalho Leite, e contou com a presença do prefeito de Bayeux, Expedito Pereira; do representante da Energisa, José de Aracoeli Ramalho; do promotor de Justiça Ranieri Dantas, representando o Ministério Público; Miguel Câmera e Moacir de Araújo, respectivamente assessor jurídico e engenheiro da Superintendência Estadual do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) na Paraíba; Vânia Franca, representante da Secretaria Municipal da Infraestrutura de João Pessoa.

Ao iniciar a reunião, Ramalho Leite afirmou que a falta de iluminação da área, além de prejudicar os motoristas e transeuntes, afeta a segurança pública e que o objetivo da discussão era que cada parte interessada se comprometesse a resolver o problema.

16.07.15 arpb faz reuniao sobre iluminacao do aeroporto foto antonio david 1 270x191 - ARPB promove reunião para discutir iluminação pública da via de acesso ao Aeroporto Castro PintoApós algumas discussões, ficou acordado que a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa, por possuir técnica e mão de obra necessária ao caso, faria a revisão da estrutura elétrica a fim de verificar a aptidão para receber a iluminação necessária. Após esse passo e com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o representante da Energisa se comprometeu com a instalação de lâmpadas tipo led. Antes da instalação das lâmpadas, caberá ao Dnit a reposição de cinco postes danificados por acidentes.

O diretor Ramalho Leite também aproveitou a ocasião para lembrar a problemática da sinalização no local e nas imediações do viaduto, antes do acesso ao Aeroporto, questão reconhecida pelo Dnit que igualmente se responsabilizou pela execução da ação. Por fim, a prefeitura de Bayeux se comprometeu em arcar com as despesas de energia elétrica, após a conclusão das obras necessárias. “A rodovia está inserida em Bayeux, mas a iluminação e melhoria nas obras do viaduto e entorno será de benefício para todo o Estado”, relatou o prefeito Expedito Pereira.

16.07.15 arpb faz reuniao sobre iluminacao do aeroporto foto antonio david 6 270x191 - ARPB promove reunião para discutir iluminação pública da via de acesso ao Aeroporto Castro PintoA ARPB é uma autarquia estadual com a finalidade de regular, controlar e fiscalizar o serviço público de fornecimento de energia elétrica, distribuição de gás canalizado, saneamento e outros serviços públicos, incluindo-se na suas atribuições a intermediação entre as concessionárias de serviços públicos e os consumidores, para a solução de problemas comuns. Haja vista suas competências, a Agência achou por bem convocar esta reunião a fim de encontrar uma solução para um problema que afeta vários paraibanos e também turistas.

“A ARPB também se presta a intermediar assuntos de natureza polêmica em que os órgãos envolvidos não tenham chegado a uma conclusão. Hoje, convocamos estes representantes para tentar entender a participação de cada um na retomada da iluminação da área”, afirmou Ramalho Leite.