Fale Conosco

9 de novembro de 2012

Arlinda Marques realiza cirurgias de alta complexidade na área de ortopedia neste sábado



O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, dá sequência  neste sábado (10) a realização de cirurgias de alta complexidade na área de ortopedia. As cirurgias estão sendo coordenadas pelo setor de Ortopedia do hospital em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unesp) e foram iniciadas na sexta-feira (9). Para a realização desses procedimentos o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 500 mil.

Neste sábado, quatro profissionais irão fazer cerca de cinco procedimentos considerados complexos com o objetivo de corrigir malformações raras nas crianças.  O coordenador do Setor de Ortopedia, o médico ortopedista Francisco Laércio Vieira Damasceno, disse que esses pacientes foram escolhidos depois que passarem pelo ambulatório onde ficou constatada a deficiência.

Os quatro foram colocados em uma lista de espera e foi solicitado ao Governo do Estado a compra de materiais de alto custo que estão sendo utilizados nesses procedimentos.   A cirurgia dura em torno de quatro horas e o investimento é de aproximadamente R$ 80 mil em cada uma delas. “Sem sombra de dúvidas isso é uma ação de grande alcance social”, destacou o médico Láercio Vieira.

A diretora de Multiprofissional do Arlinda Marques, Gilsandra de Lira Fernandes, disse que esses procedimentos ajudam a diminuir a fila de espera  e evitam o surgimento de outras complicações  que podem aparecer em decorrência da deficiência. “É uma ação de grande importância para saúde da Paraíba e serve para mostrar mais uma vez a preocupação do Governo do Estado em oferecer uma saúde digna e de qualidade para a população paraibana” destacou.