Fale Conosco

12 de maio de 2017

Arlinda Marques promove ações para o Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar



O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, está promovendo durante todo esse mês de maio uma série de atividades e ações alusivas ao  Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar (15 de maio).  A programação foi iniciada no último dia 5,  com  o  “Dia de Lavagem das Mãos”, quando  a equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar  (CCIH)   realizou uma ação de sensibilização sobre a importância de lavagem das mãos antes de manusear os pacientes.

A programação terá continuidade na segunda-feira (15) quando será instalada uma tenda com ações educativas sobre o tema.  No dia 16, às 15h, no auditório do Hospital, será  realizada  uma mesa redonda com a participação de  vários profissionais de saúde para se discutir a importância de  se combater  a infecção hospitalar dentro do Arlinda Marques.  Essa ação terá como convidada a médica Fernanda Lúcia de Sousa Leite Morais.  Às 9h do dia 18, também no auditório,  será ministrada uma palestra sobre “Importância da Higienização das Mãos como Profilaxia da Infecção Hospitalar”, que terá como convidada  a enfermeira Luciana Ferreira.

A infecção hospitalar consiste em eventos adversos ainda persistentes nos serviços de saúde. Sabe-se que ela aumenta o tempo de internação, a morbimortalidade nos estabelecimentos hospitalares do país, além de acarretar uma considerável elevação dos custos no cuidado do paciente. Ocontrole da infecção hospitalar se dá por diversas maneiras, desde a lavagem das mãos, realização das medidas de precaução, utilização de antissépticos, bom manuseio do material esterilizado, até a conscientização do corpo técnico profissional das medidas devidas para a prevenção e controle da mesma.

Sabe-se que não basta investimentos em altas tecnologias em saúde sem considerar a importância de investir no potencial humano como um elemento fundamental para o desenvolvimento de práticas de controle de infecção, que culminem numa assistência segura e qualificada para o paciente. Diante da importância do tema citado, o Arlinda Marques apoia e promove as medidas de prevenção e controle da infecção hospitalar, com ações educativas para os profissionais e meio de trabalho adequado ao serviço.