João Pessoa
Feed de Notícias

Areia abre 11ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio nesta segunda-feira

sexta-feira, 1 de julho de 2016 - 10:24 - Fotos:  Divulgação

A cidade histórica de Areia vai sediar a abertura da 11ª edição do Festival Rota Cultural Caminhos do Frio, nesta segunda-feira (4), localizada na região do Brejo paraibano. A solenidade de abertura acontece às 19h, no colégio Santa Rita. O principal evento turístico da região será realizado alternadamente até 4 de setembro em nove cidades: Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova. Em relação as edições passadas está a inclusão das cidades de Remígio e Matinhas.

As cidades envolvidas no projeto cultural vão receber dezenas de apresentações culturais das mais diversas linguagens da arte, como oficinas de música, teatro e dança, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, fotografia, exposições, festival gastronômico e trilhas ecológicas e esportivas.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergeston Silvestre, responsável pela organização da Rota Cultural informou que na abertura do evento, em Areia, está programada a apresentação da Filarmônica Abdon Felinto Milanês, a partir das 19h. Silvestre disse que, nos últimos anos, a Rota Cultural vem se firmando como um produto turístico para os visitantes do Rio Grande do Norte e Pernambuco. “O ‘Caminhos do Frio’ é uma proposta interessante para a região nordestina, porque oferecemos cultura, gastronomia e história, além do clima frio”, disse.

Perfil do turista – O Festival é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano com apoio do Governo do Estado, por intermédio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Funesc, Sebrae, Atura (Associação Turística Cultural e Rural de Areia) e prefeituras dos municípios participantes do evento. Durante todo evento, de 04 de julho a 04 de setembro, a PBTur vai aplicar uma pesquisa qualitativa junto aos turistas que visitarem as nove cidades que integram a Rota Cultural. Em 2015, a pesquisa revelou que de cada 10 turistas, sete eram paraibanos. Os pernambucanos e potiguaras apareceram em segundo e terceiro lugares respectivamente.

A programação do evento pode ser acessada pelo sitewww.brejoparaibano.com e o aplicativo Caminhos do Friopara o sistema Android. O interessado poderá baixar gratuitamente no Play Store e conferir todas as informações e serviços, como a programação do evento, pontos turísticos, onde comer e dormir e muitas outras novidades durante o período do projeto cultural.

Clique aqui e confira a programação.