João Pessoa
Feed de Notícias

Aquisição de equipamentos para o IPC vai dar mais agilidade aos exames periciais

quinta-feira, 19 de maio de 2011 - 10:09 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

A partir deste mês, o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba vai contar com novos e modernos equipamentos que vão garantir mais agilidade na realização de exames periciais. Entre outros itens, o Instituto vai ganhar um microcomparador balístico, equipamento de última geração usado na realização de exames de confrontos balísticos.

Além de modernizar o IPC em João Pessoa, o microcomparador vai beneficiar o Laboratório de Balística Forense de Campina Grande. As armas apreendidas na Rainha da Borborema e região não precisarão mais ser encaminhadas ao laboratório da Capital. “Esse novo instrumento vai dar mais agilidade na realização dos exames, encurtando as distâncias e o tempo, colaborando com a rapidez dos inquéritos policiais”, destaca o diretor do IPC da Paraíba, Humberto Jorge de Araújo Pontes.

O IPC também vai receber 20 novas maletas equipadas com itens de análise de locais de crime, que serão distribuídas entre as equipes de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Essas maletas contém materiais para coletas de evidências na cena do crime, kit de luz forense, reagentes para constatação de drogas (cocaína e maconha), reagentes para revelação de traços de sangue latente/lavado, kit para proteção individual (EPI), aparelho de GPS, paquímetro profissional digital, máquina fotográfica digital, trena eletrônica a laser, além de um netbook. Esses conjuntos darão maior eficiência nas coletas de evidências deixadas na cena do crime.

Esses equipamentos foram adquiridos através de convênio da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) da Paraíba com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Conquistas em Brasília – Durante a 1ª Reunião do Conselho de Dirigentes dos Órgãos Periciais do Brasil, realizada pela Senasp, em Brasília, no dia 9 desse mês, o perito criminal Humberto Pontes, diretor do IPC da Paraíba, foi eleito por unanimidade o representante junto ao Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp). Humberto passa a ser membro efetivo do órgão.

Durante a viagem à Brasília, o diretor aproveitou para visitar o Instituto Médico Legal do Distrito Federal.  “Conhecemos as instalações e o sistema informatizado de laudos e convidamos o Dr. Malthus Fonseca Galvão, Diretor do IML, para ministrar o Curso de Antropologia Forense para peritos de nosso Estado. Ele prontamente nos atendeu e o curso já tem data prevista”, adianta Humberto Pontes.

O curso será promovido pela Academia de Ensino de Polícia aos Peritos Médico-Legal e Odonto-Legal do IPC da Paraíba no mês de agosto. Uma visita ao IML do Rio de Janeiro, considerado o Instituto mais moderno do Brasil, também foi agendada ainda para o final de maio. “Esta visita também será importante, pois vai nos subsidiar na elaboração do projeto do novo IPC da Paraíba”, conclui o diretor.