João Pessoa
Feed de Notícias

Aprovados no concurso do magistério fazem exame admissional

quarta-feira, 14 de março de 2012 - 08:44 - Fotos: 

Os aprovados no concurso público do magistério estadual serão empossados na sexta-feira (16), em solenidade no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Para isso, estão providenciando os documentos exigidos no edital e fazendo o exame admissional. Somente nessa terça-feira, cerca de 50 aprovados passaram, em João Pessoa, pelos consultórios da Perícia Médica da Paraíba para a realização do exame. Em Campina Grande, foram 90.

Analdí Barbosa de Araújo é um dos aprovados. Após 15 anos como prestador de serviço, comemora agora a efetivação no cargo de professor. “Estou muito feliz porque sempre quis ter uma relação estável com o Estado. Eu não tinha direitos trabalhistas assegurados e, a cada mudança de governo, ficava inseguro quanto ao meu destino. Agora é diferente. Sou concursado”, afirmou o professor de matemática, que vai lecionar na cidade de Salgado de São Félix.

Erika Fátima Pereira de Lacerda foi prestadora de serviço durante cinco anos e há três anos estava desligada do Estado. “Amo lecionar, e, para isso, sempre busquei qualificação profissional. Quando meu contrato como prestadora de serviço foi encerrado, fiquei muito triste. O motivo foi político, pois eu tinha especialização em matemática e fui substituída por uma estudante da graduação”, contou a professora, que vai lecionar em Itabaiana.

A secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, disse que a nomeação dos concursados vai contribuir para melhorar o nível da educação pública da Paraíba. “São pessoas preparadas e interessadas em dar o melhor de si. A educação pública e, consequentente, os nossos professores não podem ser vistos como massa de manobra política. A substituição dos prestadores de serviço por concursados vai contribuir para este processo de amadurecimento e qualificação do nível educacional”, disse.

Exame – Para realização do exame admissioal, o aprovado precisa estar munido dos documentos pessoais originais e cópias simples, como também o atestado de sanidade mental. O exame dura em média 20 minutos e pode ser agendado por telefone e realizado nas perícias de João Pessoa, Campina Grande e Patos. “Estamos realizando em João Pessoa cerca de 50 atendimentos, mas estamos preparados para receber até 100 pessoas por dia. Ou seja, uma estrutura foi montada pensando no conforto e agilidade dos atendimentos, e por isso pedimos que os aprovados procurem agilizar a realização do exame”, apelou o gerente da Central de Perícia Médica da Paraíba, Fernando Carneiro.

O exame mental pode ser feito no Complexo Juliano Moreira, em João Pessoa, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou em qualquer instituição ou consultório médico particular. Em todos os casos, o atestado deve ser emitido por um médico psiquiatra. Já o exame físico pode ser realizado nos seguintes locais:

João Pessoa – Av. Rio Grande do Sul, s/n, Bairro dos Estados, no prédio da PBPrev, em frente ao Hospital General Edson Ramalho. Telefone: 3211.6055.

Campina Grande – Rua Agenor Vasconcelos, s/n, Bairro do Catolé, no prédio da PBPrev. Telefone: 3310.7195

Patos – Rua Pedro Firmino, 265, centro, no prédio da PBPrev. Telefone: 3421.1196