João Pessoa
Feed de Notícias

Apresentações culturais marcam Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo na Paraíba

terça-feira, 24 de março de 2015 - 08:55 - Fotos:  Divulgação

No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Para celebrar a data, 12 cidades de diferentes regiões da Paraíba recebem espetáculos no período de 25 a 28 deste mês.  O homenageado é o ator e diretor Marcos Pinto, morto em dezembro do ano passado. Ao todo, serão 16 apresentações espalhadas pelos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com apoio das prefeituras. A programação é gratuita.

É a quarta edição do evento que tem como característica a circulação de grupos e a abrangência estadual, já que os municípios foram escolhidos de maneira estratégica para que polarizem diferentes regiões do Estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir às apresentações. Além de grupos paraibanos, este ano a programação traz atrações do Rio de Janeiro (RJ), Itapipoca (CE) e Recife (PE).

As apresentações vão ocupar teatros, auditórios e praças nas cidades contempladas, como forma de popularizar as artes cênicas e fortalecer o gênero de teatro de rua. Assim como nos anos anteriores, espetáculos circenses fazem parte da programação, já que a data 27 de março festeja as duas vertentes artísticas – o teatro e o circo.  O evento também destaca o potencial artístico da Paraíba e proporciona a circulação de grupos de diferentes cidades.

Em João Pessoa, serão quatro apresentações a partir desta quarta-feira (25), começando com “A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio”, monólogo de Raquel Rocha (Rio de Janeiro/RJ). A atração sobe ao palco às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Após o espetáculo, haverá um debate sobre o tema “Teatro e Gênero”, que será mediado por Ana Cristina Marinho, atriz e professora do curso de Letras da UFPB.  Na quinta-feira (26), o público poderá assistir “O Casamento de Tabarim”, do grupo Casa de Teatro Dona Zefinha (Itapipoca/CE). A apresentação será na Praça da Paz (Bancários), às 19h. Após a apresentação haverá um debate com o tema Teatro e Espaços Públicos, com mediação do diretor do grupo Quem Tem Boca é pra Gritar(PB), Humberto Lopes.

Na sexta-feira (27), a turma de concluintes do curso de Teatro da UFPB (João Pessoa/PB) apresenta a peça “Henrique IV” no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, às 20h. No sábado (28), o grupo Rapha Santacruz Produções (Recife/PE) se apresenta com “Haru – A Primavera do Aprendiz”, às 18h. Após o espetáculo, haverá debate com o tema Teatro para a Infância e Juventude, que será mediado por Valeska Picado, diretora do grupo Engenho Imaginário(PB).

Em Campina Grande, a programação acontece em dois dias, contemplando o público adulto e infantil. Na quinta-feira, o Cine Teatro São José recebe a peça “A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio”, monólogo de Raquel Rocha (Rio de Janeiro/RJ), às 20h. Em seguida, haverá debate com o tema Teatro e Gênero, com mediação de Eliane Lisboa, diretora e professora de teatro do curso de Arte e Mídia da UFCG. Na sexta-feira (27), no mesmo local, o público poderá assistir ao Grupo Graxa de Teatro com o espetáculo infantil “Faz de Conta”, às 18h. Em todas as outras cidades que acolherão o evento as apresentações se concentrarão na sexta-feira (27).

Clique aqui
e confira a programação completa