João Pessoa
Feed de Notícias

Apresentação do Prima encerra atividades do Mês da Mulher em unidade socioeducativa da Fundac

domingo, 2 de abril de 2017 - 11:10 - Fotos: 

Durante todo o mês de março, as jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Casa Educativa, unidade feminina da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida”, participaram de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Foram vários momentos de oração, reflexão, debates e atividades voltadas para o bem estar das socioeducandas, que encerraram a programação com uma apresentação do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima).

Segundo Cláudia Naiza, coordenadora do eixo Família da Fundac, desde 2011 a Secretaria de Estado da Mulher e do Desenvolvimento Humano desenvolve ações de forma intersetorial com outras secretarias. “A Fundac abraça essa campanha com ações voltadas para as direções das unidades e para socioeducandos e familiares. Este ano, a campanha é de valorização e cidadania das mulheres paraibanas “Somos Mulheres, temos voz e temos vez”, e tivemos a honra de realizar essa ação intersetorial com a participação especial do Prima, integrando, ainda mais, os que fazem a unidade socioeducativa, as direções e os eixos da Fundac”, disse Cláudia. “O Prima realizou uma apresentação emocionante”, completou a coordenadora do eixo Esporte, Arte e Cultura, da Fundação, Cira Fidelis.

Durante a apresentação, a maestrina do Prima, Priscila Santana, falou um pouco da história do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes e da sua trajetória de vida até tornar-se diretora-geral do Prima. Priscila ressaltou a importância do Programa dentro da unidade socioeducativa e aproveitou a oportunidade para apresentar as professoras que, junto aos oficineiros, ministrarão aula voluntariamente para as socioeducandas.

A mostra musical do quarteto formado por professoras do Prima emocionou a todos os presentes na Casa Educativa, desde internas, a agentes socioeducativos, funcionários, e oficineiros.

O Prima e a Fundac – O Prima é um Programa do Governo do Estado da Paraíba, criado há cinco anos, com a missão de montar orquestras em comunidades de vulnerabilidade social, que trabalha a inclusão através da música e das artes. O Programa atua em 11 polos localizados em nove municípios paraibanos e já serviu a mais de 1200 adolescentes e jovens que acreditaram na música como mola propulsora da educação e da cidadania.

Com a parceria com a Fundac, o Prima está instalando o seu 12º polo no Centro Socioeducativo Edson Mota (unidade para adolescentes) e na Casa Educativa (unidade feminina). “O Programa tem por ideologia desafiar o impossível e foi este motivo que nos fez acreditar que a Fundac seria mais um polo. É muito importante que os adolescentes conheçam a filosofia do Prima. Precisamos despertar o interesse deles pelo programa”, disse a coordenadora de comunicação e produtora cultural do Programa, Rislayne Araujo.

Segundo ela, antes mesmo das aulas terem início, o Programa já encaminhou três jovens, com aptidões musicais, que receberam alvará de liberdade, para polos do Prima próximos de onde moram. “O interessante do trabalho executado pelo Prima dentro das unidades socioeducativas é a oportunidade que os alunos terão de dar continuidade ao estudo em outros polos que compõem o Programa. Uma forma dos educandos utilizarem a música como uma ferramenta de construção para o futuro”, concluiu.