Fale Conosco

19 de outubro de 2012

Apresentação cultural e jantar marcam conclusão de curso no Serrotão



Um jantar preparado pelos reeducandos, apresentação cultural e entrega de diplomas marcaram, nessa quinta-feira (18), a solenidade de encerramento do Curso Básico de Cozinha, que reuniu 20 apenados da Penitenciária Regional Raimundo Asfora, no Complexo Serrotão, em Campina Grande.

A capacitação, que teve duração de 40 horas-aula em dez dias, foi oferecida pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), com apoio da Fecomércio-PB e Senac. O diretor da Penitenciária, Emanoel Osório, ressaltou a relevância do curso para a vivência dos presos durante a reclusão e a formação profissional para ser exercida quando deixarem a prisão e voltarem ao convívio da sociedade.

O curso já teve resultados positivos. A gerente de ressocialização da Seap, Ziza Maia, disse que recebeu relatos de que a comida melhorou nos pavilhões com o aprendizado dos reeducandos no curso.

A realização de cursos profissionalizantes é mais uma ação do projeto “Cidadania é Liberdade”. Desde o ano passado, o órgão oferece uma programação variada nas áreas de educação, saúde, trabalho, cultura e família para detentos e familiares. Ao todo, cerca de 700 apenados e familiares serão profissionalizados e irão receber o diploma do Senac-PB.

Negócio – O detento J.L. disse que aprendeu a fazer feijoada, macarronada, pizza, salgadinhos e bolos no curso. “Quando sair daqui já tenho uma profissão e vou montar meu próprio negócio. Este curso foi muito bom para mim em todos os sentidos ”, afirmou.