João Pessoa
Feed de Notícias

Após reforma, Casa do Estudante oferece apoio a 35 alunos da rede estadual

quinta-feira, 28 de julho de 2011 - 10:26 - Fotos:  Gilvan Gomes/SEE

A Fundação Casa do Estudante da Paraíba (Funecap), que funciona há 74 anos dando apoio logístico a estudantes que chegam do interior do Estado para estudar em escolas da Capital, passou por reforma para dar maior conforto aos 35 hóspedes que atende atualmente. Esses jovens encontram no local o apoio e a segurança necessários para dar continuidade aos seus estudos.

“Os meninos que temos aqui são verdadeiros heróis, pois muitas vezes saem do interior do Estado, deixam seus pais e deixam seu lar para vir para Capital, muito jovens, em busca de um sonho, de ter acesso a uma educação de qualidade. É isso que a Casa do Estudante faz, dá abrigo, dá educação, dá alimentação”, destaca o diretor Othon Gama.

Para o residente Samuel Evangelista, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Lyceu Paraibano, o apoio encontrado na Casa do Estudante foi essencial: “Após a separação dos meus pais, minha mãe foi morar no interior do Rio Grande do Norte e como não tenho parentes que moram aqui em João Pessoa e eu queria continuar estudando no Lyceu, recorri à instituição”, conta.

Atualmente, a Casa do Estudante abriga 35 residentes vindos de cidades de todo o Estado, que recebem moradia, segurança, acesso gratuito à internet e biblioteca, quatro refeições diárias orientadas por nutricionista e lavanderia, além de se integrarem em ações nas áreas de saúde e esporte.

Reforma – Em fevereiro foi realizada uma reforma emergencial para que a Casa do Estudante pudesse receber os residentes inscritos.  “Quando chegamos à Casa do Estudante, em janeiro, encontramos o local em situação de calamidade, não tendo a mínima condição de funcionar”, lembra Othon Gama.

“Reconstruímos os muros, refizemos a lavanderia, reformamos a parte hidrossanitária, compramos portas para os banheiros, compramos chuveiros, resgatamos a biblioteca, que estava destruída, trocamos os bebedouros e ajeitamos toda a cozinha além da pintura de toda a casa para receber da melhor maneira possível os residentes”, relatou o diretor.

Segundo Othon Gama, neste segundo semestre será realizada uma campanha para arrecadação de fundos para dar continuidade à reforma que teve início em fevereiro deste ano com o objetivo de ampliar o número de residentes.