João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança primeiro aplicativo oficial para smartphones do Norte-Nordeste

quinta-feira, 29 de maio de 2014 - 17:27 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

O Governo da Paraíba é o primeiro estado do Norte/Nordeste a lançar um aplicativo institucional de amplo acesso a conteúdos interativos, conectado ao GPS de smartphones e tablets. A ferramenta facilita o acesso rápido e prático aos principais conteúdos do portal oficial do Estado e está disponível para aparelhos nas plataformas iOS e Android.

O coordenador de criação do aplicativo, Daniel Cardoso, explicou que a tendência hoje é que as pessoas deixem de lado o desktop e migrem mais para os sistemas móbile, a exemplo de tablets e smartphones. A ideia de desenvolver o aplicativo nasceu levando-se em conta esta tendência. “A orientação do secretário de Comunicação, Luís Tôrres, foi que o Governo do Estado acompanhasse essa tendência. Então, resolvemos desenvolver o aplicativo para que o cidadão tivesse acesso às informações e notícias de maneira prática e em tempo real”, explicou. “Quando o usuário estiver fora do Estado poderá ouvir em seu smartphone ou tablet o programa ‘Fala Governador’ ao vivo, transmitido pela Rádio Tabajara, ou acessar os arquivos gravados no banco de dados”, exemplificou.

Daniel Cardoso ressaltou também que o aplicativo oferece várias vantagens para quem quiser navegar no portal oficial do governo usando smartphone ou tablet. Uma delas é que agora esses aparelhos poderão ter acesso direto às principais notícias do dia, incluindo as fotos disponíveis no Instagram oficial. O download é gratuito. Para baixá-lo basta acessar o endereço http://www.paraiba.pb.gov.br/aplicativos. Outra opção é clicar no banner eletrônico, disponível no topo do site do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br).

A desenvolvedora do aplicativo oficial do Governo do Estado é a FUZE. A empresa é de origem paraibana, possuindo escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque (EUA). Ela tem entre os principais clientes a IBM e a Agência Droga 5. Essa última ficou conhecida por ser a responsável pela coordenação da campanha do atual presidente americano Barack Obama nas redes sociais.