Fale Conosco

19 de outubro de 2011

Internas do Presídio Feminino recebem curso pelo ‘Cidadania é liberdade’



Uma aula inaugural marcou o início do curso “Embelezamento de pés e mãos” na Penitenciária Julia Maranhão (Presídio Feminino), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O curso terá duas turmas, totalizando 40 alunas, e acontece por meio da parceria entre Fecomércio, Senac e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

O curso, que começa nesta quarta-feira (18), faz parte do programa “Cidadania é Liberdade” e é dividido em duas etapas: a teórica, com aulas de fundamentos de saúde e segurança, qualidade no atendimento, organização e gerenciamento do trabalho; e a parte prática, sobre as habilidades específicas.

A diretora da penitenciária, Cinthya Almeida, disse que muitas internas já eram manicures antes de entrar na instituição, mas agora estão em busca do conhecimento e da certificação oferecidos pelo Senac. “Nossa ideia é implementar uma rotina de cursos. A cada doze horas de aula, elas têm um dia reduzido na pena”, disse.

Segundo Ivanilda Gentle, gerente de Ressocialização da Seap, a realização dos cursos nas penitenciárias paraibanas só é possível graças a parcerias como a que acontece agora com o Senac, que cedeu os profissionais, a metodologia e o material necessário. O curso tem 40 horas.

A interna Aline Marques conta que trabalhava como manicure por conta própria, sem nunca ter passado por um curso antes. “Quero aproveitar o tempo que estou passando aqui para me qualificar e voltar a trabalhar lá fora”, disse.