João Pessoa
Feed de Notícias

Aparecida Ramos é homenageada durante solenidade de lançamento do OD Estadual

terça-feira, 9 de abril de 2013 - 18:30 - Fotos:  Fernanda Medeiros

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, foi homenageada na manhã desta terça-feira (9), durante solenidade de lançamento do Orçamento Democrático 2013, no Palácio da Redenção. Ela recebeu o prêmio Ceci Melo de Participação Social pelo trabalho que desenvolve à frente da assistência social do Estado.

A secretária Aparecida Ramos ressalta que o Orçamento Democrático realizado na Paraíba é fruto de uma intersetorialidade que integra as diversas pastas do Governo do Estado. “Todos os detalhes são pensados previamente para que a população possa, realmente, participar da atividade e ajudar a construir uma Paraíba melhor, principal meta da atual gestão”, comentou.

Como destaque na área social, a Paraíba foi procurada por estados como Alagoas e Paraná pelo bom desempenho dos Centros de Referência Especializados da Assistência (Creas), cuja coordenação é da Sedh, que capacitou técnicos e equipou as unidades. Os Creas atendem a todo tipo de direito violado.

No mês de março, o Governo do Estado, por meio da Sedh, também foi pioneiro em coordenar um projeto em parceria junto aos quilombolas, para inscrever as famílias no Cadastro Único, possibilitando que elas tenham acesso a benefícios sociais como Bolsa Família e outros.

Ainda como promoção de inclusão social, a Sedh coordena o Projovem Trabalhador: Juventude Cidadã, que está beneficiando 7 mil jovens em mais de 80 municípios paraibanos, além dos cursos profissionalizantes oferecidos durante todo o ano nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) e o Pronatec.

Mobilização e OD Mirim – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) participa também da mobilização da população para o OD Estadual com as equipes que atuam junto aos Centros Sociais de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Além disso, a Sedh desenvolve o projeto OD Mirim, que atua durante os dias de evento, com material lúdico, brincadeiras para a criançada e lanche, assegurando aos pais a tranqüilidade de participar das reuniões.

Prêmio Ceci Melo – O prêmio foi lançado em março como parte da programação do Dia Internacional da Mulher (8 de março) promovida pelo Governo do Estado, por meio da secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

Na ocasião, além da secretária Aparecida Ramos, outras 31 mulheres também foram homenageadas com o prêmio Ceci Melo de Participação Social, entre conselheiras e gestoras.

Ceci Melo ou Cezariana Macena de Melo foi militante e ativista do Movimento de Mulheres da Paraíba, coordenadora do Centro Acorda Mulher, em Bayeux, e pedagoga na ONG Casa Pequeno Davi. Ela foi uma das responsáveis pela criação do Orçamento Democrático em João Pessoa e faleceu no dia 6 de fevereiro deste ano.