Fale Conosco

7 de maio de 2013

Aos 16 anos, paraibana é convocada para Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais



Luana Lira saltos Ornamentais foto francisco frança secom pb 0309 192x270 - Aos 16 anos, paraibana é convocada para Seleção Brasileira de Saltos OrnamentaisDiversas participações em torneios de saltos ornamentais, que culminaram na conquista do título da Taça Brasil Adulto, aos 16 anos. Esse foi o principal fator que fez com que a paraibana Luana Lira fosse convocada para a seleção brasileira da modalidade. Revelação da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, em João Pessoa, Luana chegou ao local

ainda criança em busca de uma vaga na equipe de Ginástica Olímpica.

Ao lado de mais sete atletas, a estudante viajou recentemente com a seleção brasileira para um período de treinos na China. Luana passou a conviver com uma rotina mais rigorosa de treinamentos, além de encarar uma nova cultura. O retorno está previsto para maio, quando ela disputa o Sul-Americano Júnior, no Chile.

Luana Lira saltos Ornamentais foto francisco frança secom pb 0289 192x270 - Aos 16 anos, paraibana é convocada para Seleção Brasileira de Saltos OrnamentaisPara isso, o atual técnico da modalidade, Edmundo Vergara, realiza um trabalho constante de descoberta de talentos. “É um trabalho de renovação, buscando crianças de 8 a 10 anos para um trabalho de longo prazo para substituir os atletas de alto nível que temos hoje”, explicou. E, com base nos investimentos que estão sendo feitos, há a expectativa de crescimento.

Atualmente, o Governo do Estado está reformando a Vila Olímpica Ronaldo Marinho. A expectativa é que a obra esteja pronta até 2014. “São cerca de R$ 15,5 milhões e é uma coisa nunca vista. O pessoal que pratica esporte aqui vai ganhar um enorme presente. Na década de 90 houve uma pequena reforma no parque aquático, mas nesse nível nunca houve”, explica o coordenador operacional da Vila Olímpica, Antônio Meira.

Luana Lira saltos Ornamentais foto francisco frança secom pb 0476 192x270 - Aos 16 anos, paraibana é convocada para Seleção Brasileira de Saltos OrnamentaisDe acordo com coordenador da Vila, todo o parque aquático será reformado, com a construção de arquibancada com capacidade para 1.900 espectadores, vestiários, novos equipamentos, além de um ginásio preparado para cada modalidade.

O campo de futebol com medidas oficiais, por exemplo, está recebendo um sistema de drenagem e um gramado que ficará entre os melhores do Brasil. Atualmente, o centro esportivo tem cerca de 400 atletas que disputam diversas competições. Após a reforma, a expectativa é que esse número dobre.

A estudante Luana, que cresceu treinando na Vila Olímpica, está animada com a reforma. A esperança é que a atleta seja a primeira a conquistar a medalha brasileira nos saltos ornamentais nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. “Minha obrigação é treinar”, afirma.