João Pessoa
Feed de Notícias

Aniversário da Maternidade será comemorado com música, arte e jantar, nesta quarta-feira

terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 18:19 - Fotos: 

A Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, completa 23 anos de existência nesta quarta-feira (28). A data vai ser comemorada com música, arte e um jantar para os servidores. Por mês, a maternidade, que faz parte da rede estadual de saúde e é referência no Estado, realiza em média 1.500 atendimentos entre partos, curetagens, ultra-sonografias, laqueaduras e consultas. O evento também marcará os 11 anos do Programa de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (PAMVVS), que funciona na maternidade.

A maternidade fica no bairro de Cruz das Armas e as comemorações de aniversário terão inicio às 8h. Pela manhã, haverá a apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar, exposição e venda de produtos de arte confeccionados pelas mães atendidas na maternidade pelo método ‘Mãe Canguru’, e um café da manhã.

À tarde, a partir das 14h, se apresentarão o Grupo de Humanização do Hospital Edson Ramalho e o humorista Márcio Tadeu. Às 16h, haverá apresentação de um número musical de violino e, às 20h, os servidores da maternidade participarão de um jantar no refeitório, que será animado por uma dupla de músicos.

“Será um evento de grande importância para a comunidade de Cruz das Armas e da Grande João Pessoa, porque a Frei Damião é uma maternidade de referência e nós não poderíamos deixar passar em branco esse aniversário. Convidamos para a abertura, o secretário José Maria de França, que tem dado um apoio fundamental ao nosso complexo. Vamos aproveitar a festa para homenagear o servidor público no seu dia, pela importância que ele tem tido para nós que fazemos parte da Frei Damião”, disse Elba Medeiros, diretora administrativa do Complexo de Saúde Cruz das Armas.

300 partos/mês – A Frei Damião, que realiza uma média de 300 partos por mês, possui uma UTI neonatal com seis leitos, e em breve, vai ganhar um berçário de cuidados especiais – com cinco leitos – e uma UTI materna. O serviço também oferece os testes do pezinho e da orelhinha, que detectam doenças nos recém-nascidos.

A maternidade faz parte do Complexo de Saúde Cruz das Armas (CSCA), que inclui também o Laboratório de Patologia e Análises Clínicas, o Banco de Leite Humano Anita Cabral, o Centro de Medicina Materno Fetal e o Centro de Diagnóstico do Câncer. Por mês, são realizados no complexo cerca de 6.700 atendimentos. 

Da Assessoria de Imprensa da SES, com foto de Cláudio César, da Secom