Fale Conosco

19 de abril de 2018

Ampliação dos benefícios da ID Jovem na Paraíba aprovada na CCJ da Assembleia



O jovem da Paraíba, que tem acesso à ID Jovem, poderá ter mais uma vantagem conquistada por meio desse benefício. É que foi aprovada nesta quarta-feira (18), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba, o acréscimo de um dispositivo na lei 9.669/2012, que prevê a inclusão da ID Jovem na relação de documentos que garante o acesso à meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, bem como a meia passagem em transportes públicos intermunicipal.

 

“O maior benefício da aprovação desse dispositivo é que o jovem paraibano de baixa renda, que independentemente de ser estudante, que possui a ID Jovem, poderá ter acesso à meia passagem nas vagas garantidas nos transportes públicos coletivos em nível estadual, garantidas anteriormente apenas àqueles munidos da carteira de estudante. A expectativa agora é que possa ter a aprovação no plenário e, consequentemente, entrar em vigor”, disse a secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes.

 

“Com a aprovação desse dispositivo, temos a reafirmação no Estatuto da Juventude, aliada às políticas públicas que já vêm sendo realizadas aqui na Paraíba. É a oportunidade da ampliação desse programa aos jovens usuários da ID Jovem que poderão usufruir de mais esse benefício, fazendo com que a divulgação e o acesso ao programa também possa ser ampliado pelo estado”, concluiu.

 

Para ter acesso ao ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, possuir renda familiar até dois salários mínimos e estar devidamente cadastrado no CadÚnico do Governo Federal. Já a emissão poderá ser feita por parte do usuário que atenda os critérios, por meio do site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) ou pelo aplicativo do ID Jovem para smartphone.