João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos vencedores do concurso de redação sobre corrupção recebem premiação

terça-feira, 9 de dezembro de 2014 - 18:03 - Fotos: 

Cinco alunos da rede estadual de ensino receberam na manhã desta terça-feira (9) a premiação do Concurso de Redação “O que você tem a ver com a corrupção?”. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e contou com a participação de diversos órgãos, autoridades, estudantes e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O secretário executivo de Estado da Educação, Flávio Romero, falou sobre a importância do tema. “Trabalhar a questão da corrupção é trabalhar a cidadania, então é importante trazer essa discussão para dentro do contexto educacional, porque, afinal de contas, infelizmente vivemos em uma sociedade onde corrupção e corruptores estão em todas as partes, então é importante trabalhar esse conteúdo de forma transdisciplinar e transversal nas nossas escolas para termos uma visão de cidadania plena”, destacou o secretário executivo.

Nesta terça-feira também é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção. Para marcar a data, o Fórum Permanente de Combate à Corrupção da Paraíba (Focco-PB) realizou evento que contou com palestras e a entrega dos prêmios aos alunos da rede estadual de ensino.

O concurso de Redação “O que você tem a ver com a corrupção?” foi lançado em fevereiro deste ano, em João Pessoa, numa parceria da SEE com o Ministério Público da Paraíba (MP-PB). Os alunos que conquistaram os dois primeiros lugares receberam um notebook cada e os demais um tablet cada.

Os alunos vencedores foram os seguintes: 1º lugar – Mariana Junqueira Alves (Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas – Pombal); 2º lugar – Maria Eduarda Ferreira de Farias (Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas – Pombal); 3º lugar – Jóison Oliveira Pereira (Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas – Pombal); 4º lugar – Bruna Raíssa da Silva (Escola Estadual Antônio Teodoro Neto – Sousa); 5º lugar – Erica Ribeiro de Oliveira (Escola Estadual Pedro Poti – Mataraca).

Mariana Junqueira Alves, aluna que conquistou o primeiro lugar no concurso, ressaltou que tratou o tema como algo que deve ser enfrentado todos os dias. “Eu tratei a corrupção como um tema cotidiano, algo que nós enfrentamos tanto na escola quanto na nossa casa, então parti de uma contextualidade bíblica, que diz que se formos fiéis no pouco também seremos fiéis no muito, então se a pessoa tiver uma boa índole e uma boa educação não vai se deixar levar pela corrupção”, contou a estudante.

Participaram do Concurso de Redação “O que você tem a ver com a corrupção?” estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e do 1º ano do Ensino Médio (EM), totalizando 258 mil estudantes das 806 escolas da rede estadual de ensino. Além dos alunos vencedores, os professores orientadores e as escolas participantes também receberão o certificado ‘Escola Cidadã – Amiga da Campanha do MPPB’.

O objetivo do concurso foi estimular a produção textual dos alunos participantes, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade da expressão crítica sobre a corrupção. Os alunos produziram textos dissertativos-argumentativos em forma de prosa, onde foram avaliadas a adequação ao tema proposto, a originalidade e criatividade, o vocabulário, a correção gramatical e a construção do texto.