João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos participantes do projeto “Se Sabe de Repente” são selecionados para programa Gira Mundo

quinta-feira, 3 de agosto de 2017 - 16:03 - Fotos:  Divulgação

Fortalecer o protagonismo juvenil dentro da escola. Este é um dos objetivos do projeto “Se Sabe de Repente”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em 141 escolas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), beneficiando 5.640 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Participar do projeto estimula os alunos a correrem atrás dos seus sonhos e a levar a realidade da Paraíba para outros lugares. Foi isto que aconteceu aos alunos Wellington Sabino, da Escola Estadual Antônio Batista Santiago, de Itabaiana; Franciclêudo Oliveira, da Escola Estadual Padre Manoel Otaviano, de Ibiara; e Maria Beatriz Lima Pereira, da Escola Estadual Mestre Júlio Sarmenti, de Sousa, que foram selecionados para o programa de intercâmbio Gira Mundo.

“Espero adquirir ainda mais conhecimentos e ter a oportunidade de passar o que eu sei para essas pessoas do outro lado do mundo”, disse o aluno Franciclêudo Oliveira.

O aluno Wellington Sabino explicou que o projeto “Se Sabe de Repente” abriu muitas portas em sua vida, abordando muitas temáticas importantes para os jovens. Wellington se prepara para sua primeira viagem internacional cheio de expectativas. “Vou preparado para não só aprender, mas também mostrar o que eu sei. Por exemplo, se lá na escola não tiver horta, de repente posso ajudar e também em outros trabalhos voluntários. Quero que a minha origem deixe marcas positivas por lá”, ressaltou o aluno.

A estudante Maria Beatriz Lima Pereira, da Escola Estadual Mestre Júlio Sarmenti, da cidade de Sousa, foi uma das alunas selecionadas para o Gira Mundo Canadá. Maria Beatriz participou do Se Sabe de Repente e atribui a essa participação seu sucesso ao obter uma vaga no intercâmbio internacional. “O Se Sabe de Repente me fez ter mais responsabilidade e uma mente mais aberta, isso me ajudou e aumentou meu interesse para novas culturas, me fez ser uma pessoa melhor, mais organizada, esforçada e responsável”, comentou a aluna.

Os alunos participam do projeto no contraturno das aulas. O projeto funciona por meio de oficinas temáticas, interações culturais, implantação e implementação de Grêmios Estudantis e construção do Plano de Ação de Juventude, de modo a estimular o posicionamento e a troca de experiências dos jovens diante de questões de seu interesse, como sustentabilidade, violência, sexo, promoção à saúde, cultura, esporte, trabalho, tecnologia, entre outros.

Para Jéssica Cavalcante, que coordena os dois programas na 7 GRE, participar destes projetos é uma grande oportunidade para os alunos da Paraíba. “Por meio do Se Sabe de Repente o aluno tem a oportunidade de se expressar, desenvolver uma atitude crítica em relação ao meio em que vive e conhecer seus direitos, novos conceitos e o que ele pode fazer pela comunidade que vive. Agora, com o Gira Mundo, esses alunos experimentarão na prática, o que aqui tem conhecimento teórico na escola”, explicou a coordenadora.

O coordenador do Se Sabe de Repente, Saulo Monteval, destacou a importância do projeto para os alunos da Rede Estadual. “Os estudantes que participam do projeto Se Sabe de Repente realmente terão uma bagagem excepcional no programa de intercâmbio Gira Mundo, pois eles trabalham ações dentro da escola voltadas para o protagonismo juvenil. Queria parabenizar todos os selecionados e desejar uma boa viagem”, finalizou o coordenador.

Gira Mundo – O Programa Gira Mundo visa proporcionar aos alunos matriculados no intercâmbio internacional, em escolas secundaristas, o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. Ao regressarem, estes alunos se tornam multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas GREs e junto à Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil (DEDE), para desenvolver ações voltadas ao aprimoramento do ensino no Estado da Paraíba.