João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos inscritos no programa Jovens Embaixadores participam da quarta fase da seleção

segunda-feira, 18 de setembro de 2017 - 12:02 - Fotos:  Secom-PB

Os estudantes classificados para a quarta fase do Programa Jovens Embaixadores (PJE) participaram na sexta-feira (15) das provas escrita e oral, que foram aplicadas no Centro de Línguas, em João Pessoa. Os 14 estudantes classificados vieram das cidades de Caturité, Campina Grande, Cuitegi, João Pessoa, Serra Branca, Tavares e Cajazeiras, sendo oito alunos da Rede Estadual de Ensino e seis alunos da Rede Federal.

A aluna Ione Danúsia, de 17 anos, da Escola Estadual Senador José Gaudêncio, da cidade de Serra Branca, falou da expectativa em participar da seleção do programa. “Esta é a segunda vez que participo e meu objetivo é melhorar cada vez mais o meu inglês e conseguir ter a oportunidade de conhecer culturas e pessoas diferentes. Sempre tive o sonho de conhecer o mundo e lugares diferentes e essa é uma grande oportunidade, por isso, recomendo para quem tem sonhos, participar de programas como Jovens Embaixadores e Gira Mundo”, contou a estudante da terceira série do ensino médio.

Na próxima fase, os alunos melhores colocados nas provas receberão a visita dos organizadores do PJE, que conversarão com as famílias dos jovens. Após as visitas, a equipe organizadora realizará uma avaliação do perfil socioeconômico dos jovens e como eles realizam sua atividade voluntária dentro da comunidade. O resultado do PJE será divulgado até o fim do mês de outubro.

A estudante de Jornalismo Jailma Santos, de 22 anos, participou do programa em 2013, quando cursava a terceira série do Ensino Médio na Escola Estadual Olivina Olívia, em João Pessoa. Para Jailma, a experiência de participar do PJE foi positiva e auxiliou o seu amadurecimento, trazendo uma grande experiência de vida. “É uma experiência única de aprendizado. Lá, além de aprender sobre a cultura americana, também levamos um pouco da nossa vida. Foi uma experiência riquíssima que ampliou a minha visão do mundo”, contou a futura jornalista.

Programa Jovens Embaixadores – Por meio do PJE, estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino poderão participar de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O programa oferece a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

O programa acontece sempre no mês de janeiro. Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington-DC, e participam de oficinas sobre justiça social, voluntariado e liderança. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam de atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.

Todas as informações e instruções para a inscrição no programa estão disponíveis na página do Programa Jovens Embaixadores no Facebook (https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores).