João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos inscritos no programa de intercâmbio Gira Mundo começam a fazer provas nesta terça-feira

terça-feira, 5 de julho de 2016 - 17:37 - Fotos:  Delmer Rodrigues

Os 800 alunos inscritos no programa de intercâmbio internacional Gira Mundo começaram a fazer as provas de seleção a partir desta terça-feira (5), nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). Em João Pessoa, os exames estão sendo aplicados no auditório da Casa Rosada, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPB), para 200 alunos da 1ª GRE, nesta terça-feira e quarta-feira (6). Este será o teste final para a seleção dos 50 alunos da rede estadual que vão viajar para o Canadá no início do mês de setembro. O resultado será divulgado no próximo dia 15 deste mês.

A secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, recepcionou os alunos e professores e incentivou-os, dizendo que esse é um momento muito importante para todos, bem como uma demonstração do compromisso que o Governo da Paraíba tem com a Educação. “A ação de levar 50 alunos e três professores para um intercâmbio é uma oportunidade valorosa, levando em conta o conhecimento que esses jovens vão adquirir e o aprendizado da Língua Inglesa, que muito vai contribuir para o sucesso no trabalho que vão desempenhar”, ressaltou.

Roziane destacou o empenho dos professores, agradeceu a confiança dos pais dos alunos, no programa Gira Mundo, além de agradecer a parceria do IFPB. Ela desejou boa sorte a todos e externou a expectativa positiva.  Também recepcionaram os alunos, o diretor de Desenvolvimento Estudantil da SEE, Túlhio Serrado, a gerente do Ensino Médio,  Aparecida Uchoa, e a gerente da 1ª GRE, Wleika Aragão.

Para aplicação do TOEIC (Test of  English for International Communication) do programa de intercâmbio internacional Gira Mundo, as provas serão realizadas nos dias 5, 6 e 7 de julho, a depender da região onde mora o candidato. Os alunos que fazem parte da Gerência Regional de Educação (GRE), em João Pessoa, vão fazer o TOEIC no dia 5 de julho, assim como os candidatos das GREs de Campina Grande, Cuité e Monteiro. No dia 6, será a vez dos alunos das GREs de Guarabira, Itaporanga, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Itabaiana e Mamanguape. Já no dia 7 de julho, o TOEIC será aplicado com os alunos das Gerências Regionais de Educação de Patos, Cajazeiras, Sousa e Pombal.


A aplicação das provas será feita pelo IFPB, com duração de duas horas. Para a realização do teste os alunos foram distribuídos em 20 turmas e assistiram aulas presenciais de preparação. As aulas, que começaram no dia 9 de abril deste ano, foram realizadas aos sábados. Dos 20 professores que monitoram as turmas, três serão selecionados para participar do intercâmbio, mediante a melhor média entre as turmas.

A partir desta etapa, os 50 selecionados vão participar de reuniões com a Secretaria de Estado da Educação e os pais, visando à organização da viagem, a exemplo de solicitação da documentação para a Polícia Federal.

Exame de proficiência – O TOEIC, que será aplicado com os candidatos do programa Gira Mundo, mede a habilidade dos estrangeiros em se comunicar em inglês, principalmente em ambiente de negócios. É um dos testes de maior reconhecimento do mundo.