João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos e professores da UEPB terão bolsas de estudo do Projeto Monesia

terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 17:36 - Fotos: 

Um programa criado pela Comissão Européia para permitir que alunos, professores e pesquisadores brasileiros possam conhecer outras instituições e beneficiar suas regiões de origem. Este é um dos propósitos do Projeto Monesia, que foi apresentado pela professora Irene Pedreira Romero, da Universidade de Granada, à comunidade acadêmica da UEPB na segunda-feira (21), no Auditório do Curso de Psicologia.

Com auditório lotado e grande participação dos corpos docente e discente da instituição, a professora Alice Lobato, assessora de Relações Internacionais da UEPB, deu início à reunião, apresentando as professoras Irene Romero e Marcionila Fernandes, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

Segundo a professora Marcionila, “há cerca de dez anos a Universidade de Granada recebeu professores da UEPB em programas e doutorado. Essa experiência bem sucedida, aliada ao nosso costume de receber na Estadual alguns alunos de Granada, resultou numa nova parceria de integração, através do programa Erasmus Mundus”.

Ela considerou uma honra saber que a UEPB havia sido escolhida como uma entre as seis únicas universidades brasileiras participantes do projeto. “Essa escolha não diz respeito apenas a qualidade de nossa instituição, mas, também, a nossa posição geoespacial e política. Este é um programa financiado pela Comissão Européia que valoriza a comunidade e que procura criar melhores condições para instituições que estão em regiões periféricas brasileiras. Isso não nos secundariza, mas nos mostra que podemos fazer interlocuções entre nossos pares, em qualquer lugar”, afirmou.

Já a professora Irene Romero fez uma apresentação sobre a Universidade de Granada, mostrando sua estrutura, cursos disponíveis, professores, áreas de estudo, de pesquisas e de idiomas, disponíveis em graduação e pós-graduação, além de bibliotecas, restaurantes universitários e ginásios de esportes.

Em seguida, tratou do Projeto Monesia, esclarecendo que ele foca na cooperação entre instituições superiores e no crescimento da educação superior e capacitação docente. “O projeto tenta facilitar que pessoas com menores possibilidades econômicas aprimorem e fortaleçam suas áreas de graduação e pós-graduação”, esclareceu.

Intercâmbio – O Projeto Monesia significa ‘Rede de Mobilidade Europa-América do Sul: uma Abordagem Institucional’, uma tradução de ‘Mobility Network Europe-Southamerica: an Institutional Approach’, e funciona como uma janela de cooperação do Erasmus Mundus, órgão que organiza e gera bolsas de estudos financiadas pela Comissão Européia para membros das universidades parceiras no Brasil, Paraguai e Uruguai.

Através de convênio estabelecido com a Universidade de Granada e dos esforços conjuntos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Assessoria de Relações Internacionais, a Universidade Estadual da Paraíba conseguiu, recentemente, ser selecionada entre uma das seis universidades parceiras do Brasil.

O intercâmbio prevê, dentre os benefícios oferecidos para a Instituição, a disponibilidade de bolsas para programas de graduação, para os discentes, e de pós-graduação (mestrado, doutorado ou pós-doutorado) para docentes. Além disso, permite que estudantes e professores de graduação e de pós-graduação adquiram experiências, conhecimentos e contatos valiosos no exterior.

Para Marcionila Fernandes, a parceria entre a UEPB e o programa Erasmus Mundus só trará benefícios. “Entendemos que o conhecimento não tem fronteiras e que o intercâmbio é fundamental para firmar nossa identidade e para produzirmos de melhor maneira aquilo que nos propomos. O intercâmbio consolida a pesquisa da pós-graduação e forma alunos de graduação com o nível que o mundo exige e que nós também desejamos”, complementou.

Como participar – Qualquer membro da Universidade pode se submeter ao processo de seleção, pleiteando o intercâmbio em instituições da Europa ou América Latina, previamente selecionadas. A colaboração é duradoura, no que se refere a troca de conhecimentos e experiências, e as bolsas disponibilizadas cobrem não apenas os gastos da graduação, pós-graduação (mestrado ou doutorado) e pós-doutorado, mas também despesas de viagem, seguro médico e de viagem.

Entre as idéias principais do Projeto Monesia, está a de formar um grupo de estudantes com boa formação, que, após o intercâmbio, regressem às suas universidades com um plus de conhecimento e levem à sociedade sua experiência, fornecendo um impacto não individual, ou seja, mais institucional e mais amplo.

As inscrições estarão abertas até o dia 31 de outubro, no sistema on-line http://www.monesia.eu/es/how-to-apply/application-form.html , com seleção prevista para dezembro. Outras informações podem ser adquiridas através do e-mail info@monesia.eu.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB