Fale Conosco

24 de agosto de 2016

Alunos e professores da Rede Estadual podem participar de Concurso de Redação da DPU até 5 de setembro



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), informa aos professores, alunos e comunidade escolar da Rede Estadual que terminam no dia 5 de setembro as inscrições do 2º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). A participação dos interessados é confirmada por meio do endereço eletrônico: www.dpu.gov.br/concursoderedacao. O tema do concurso é: “Tráfico de Pessoas”.

Com esta iniciativa, a Defensoria Pública da União, na proteção aos direitos humanos da população vulnerável, pretende combater o tráfico de pessoas, tanto no Brasil quanto no exterior, com foco na prevenção, repressão, assistência e proteção às vítimas desse crime. A adesão das escolas é mais um exemplo do trabalho de cidadania desenvolvido pelos professores nas unidades escolares.

O concurso é aberto aos alunos do ensino fundamental e ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas de todo o País. Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias: Redação I (para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental); Redação II (para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio); Redação III (para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA – do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental); Redação IV (para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA seriado – do 1º ao 3º ano do Ensino Médio); e Categoria Escola, aberta para os estabelecimentos de ensino da Rede Pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema tráfico de pessoas. A redação deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas

Tanto o professor quanto o aluno, que vencerem o concurso, representando cada Estado da Federação, serão premiados com um tablet, certificado de reconhecimento do mérito de participação e vão participar da solenidade de homenagem e encerramento do Concurso, em Brasília. No caso das unidades de ensino, cada uma das três vencedoras da Categoria “Escola” receberá um certificado de premiação e reconhecimento da DPU e o valor-prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos. A entrega dos prêmios ocorrerá até o dia 9 de dezembro de 2016, em cerimônia a ser planejada pela DPU.