João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos e educadores avaliam positivamente a aplicação do “Simuladão Estadual”

sexta-feira, 2 de outubro de 2015 - 18:14 - Fotos: 

A aplicação do “Simuladão Estadual” nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (02) foi avaliada positivamente por alunos, professores e gestores da rede estadual. A ação está sendo realizada pela primeira vez pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), visando à preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro.

O aluno Edmundo Mendes Cabral do Liceu Paraibano, em João Pessoa disse ser muito bom aperfeiçoar os conhecimentos e treinar o estilo de prova do Enem. “Na verdade, quanto mais treinar melhor, porque a prática leva à perfeição”, ressaltou o estudante, que pretende ingressar na universidade para cursar Ciências da Computação.

Os professores também reforçam a importância do “Simuladão Estadual”. Para Olegário Vieira, professor de Filosofia do Liceu Paraibano, essa foi uma iniciativa importante por parte do Governo do Estado, na tentativa de ajudar, ainda mais, os alunos na preparação para o Enem. “Dessa forma, os estudantes se tranquilizam em relação à prova, quanto mais treinam, mais se sentem seguros”.

“A cada bimestre fazemos uma avaliação de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e esse simuladão do Estado só veio a somar”, comentou a vice-diretora do Liceu, Maria José Silva. Segundo ela, essa quantidade de simulados faz com que os alunos da rede pública consigam se equiparar aos da rede privada. “Assim, todos fazem as provas de maneira mais equilibrada”, observou.

A gerente da 8ª Regional de Educação, em Catolé do Rocha, Socorro Muniz informou que o simuladão ocorreu dentro da normalidade e contou com a participação efetiva dos alunos, que, segundo ela, gostaram muito da prova de Língua Portuguesa.

O “Simuladão Estadual” é uma ação da SEE executada pela Gerência Executiva de Ensino Médio e pelo Pré-Vestibular Social do Governo do Estado da Paraíba (PBVest). De acordo com o coordenador do PBVest, Américo Falcone, o objetivo é fazer uma avaliação pedagógica do nível de conhecimento dos alunos da rede estadual, apresentando as características das provas do Enem. “Faremos avaliação das notas por área de conhecimento para sabermos o comportamento das notas dos alunos em relação às obtidas por eles no Enem”.

Após a realização do simuladão, as provas serão corrigidas pelos professores da escola, a partir do gabarito, que será disponibilizado pela SEE no site do PBVest (www.pbvest.pb.gov.br), a partir desta terça-feira (6). As notas obtidas em cada componente curricular deverão corresponder a uma nota da avaliação do 3º bimestre.

O resultado de cada escola, por turma e por estudante, deverá ser enviado pelas escolas para a Gerência Regional de Educação (GRE) correspondente até o dia 16 de outubro. A GRE consolidará os dados e deverá enviá-los à Gerência Executiva de Ensino Médio da SEE até o dia 23 de outubro.