João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos do Pronatec da rede estadual assistem palestra sobre mercado de trabalho

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 18:28 - Fotos: 

Cerca de 120 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) assistiram, nesta quarta-feira (16) e quinta-feira (17), às palestras “Como se preparar para o mercado de trabalho”, ministrada pela especialista em Gestão de Empresas e Pessoas, Lydiene Fonsêca, e “Quem sou eu na internet”, ministrada pelo publicitário José Maria Mendes. As palestras foram promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Profissional (GEEP).

O objetivo era fazer com que os estudantes refletissem sobre o marketing pessoal nos ambientes reais, como a sala de aula, e virtuais, como as redes sociais, considerando que as atitudes e comportamento em ambos refletem o tipo de profissional que serão e em quais empresas/órgãos serão selecionados para trabalhar.

A SEE começou a ofertar os cursos do Pronatec neste ano de 2015. Na 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) são oferecidos para alunos do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual os cursos técnicos na forma concomitante em Informática e Segurança do Trabalho na Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, localizada no Ernani Sátiro, além de Logística, Desenho da Construção Civil e também Informática na unidade remota da Escola Técnica Erenice Fidelis, localizada em Bayeux. Na Escola Estadual Hortêncio de Sousa Ribeiro, unidade sede de Campina Grande, são ofertados os cursos Técnico em Logística, Técnico em Refrigeração e Climatização e Técnico em Segurança do Trabalho.

Além da categoria técnico, também ocorrem os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são de rápida duração com foco em uma área de atuação específica. Nessa modalidade, os pré-requisitos de escolaridade variam de acordo com o curso escolhido (desde Ensino Fundamental Incompleto até o Nível Superior Completo). Em Coremas, são oferecidos os FICs de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Criador de Peixes em Tanque Rede e Mecânico de Motores de Popa.

Pronatec – Trata-se do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, a ser executado pela União, com a finalidade de ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, além de contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio público.

O aluno recebe uma bolsa formação destinada ao custeio de todas as despesas relacionadas ao curso por estudante: a assistência estudantil, que inclui auxílio para alimentação e transporte, e os insumos, que incluem materiais didáticos, materiais escolares gerais e específicos e uniformes necessários a participação nos cursos.