João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos do Prima se preparam para participar de Festival de Música em Santa Catarina

terça-feira, 13 de janeiro de 2015 - 17:41 - Fotos: 

Os 20 alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) devem chegar a Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, no sábado (17). Eles participarão da 10 edição do Festival de Música do estado (Femusc) e se apresentarão em orquestras regidas por professores de Música renomados. O público estimado pela organização do evento é de cerca de 50 mil pessoas. Os estudantes são oriundos de cidades como Cabedelo, Região Metropolitana, e de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba.

Para o maestro Alex Klein, gestor do Prima, o momento é de muita expectativa e alegria. “O Festival de Música de Santa Catarina, o Femusc, é um grande evento. Nós estamos recebendo cerca de 700 alunos vindos de 30 países. Os nossos alunos vão estar inseridos aí. Nós sabemos de onde eles vêm – de áreas carentes da Paraíba – e aqui eles vão conhecer jovens de outros países e de todo o Brasil, vão tocar em orquestras, vão conhecer professores de Música renomados”, afirmou. “Eles vão perceber uma coisa: que todo mundo é igual, a base do nosso projeto de inclusão social [Prima]”, completou.

Durante as duas semanas de realização do Femusc, a expectativa é que os alunos do Prima se apresentem pelo menos cinco vezes. Alguns deles tocarão em bandas, e outros, em orquestras.

Para o maestro Alex Klein, uma experiência que, com certeza, deixará resultados que vão muito além da aprendizagem musical. “Eles voltarão para a Paraíba prontos para contribuir com um estado melhor. Nós vamos discutir de que forma esses alunos vão contribuir para tornar o lugar em que vivem melhor através da Música”, enfatizou.

Difícil foi selecionar, entre milhares de talentos do Prima, os 20 alunos que participarão do Femusc. “Para isso, nós contamos com a ajuda dos coordenadores e dos professores de cada pólo”, explicou Alex Klein. De acordo com o maestro, a cidade de Cabedelo teve metade dos alunos selecionados. Além dos 700 alunos, a organização do Femusc estima em 800 o número de professores participantes.

Os representantes do Prima terão aulas e ensaios durante o dia. À noite, participam das apresentações com orquestras e bandas.

O festival - O Femusc recebe estudantes, regentes e professores que se dedicam durante 15 dias a uma intensa maratona de aulas, apresentações sociais e concertos no Centro Cultural da Sociedade Cultura Artística. O evento é reconhecido como um dos maiores do planeta e como o mais importante festival-escola de música erudita da América Latina.

Maestro Alex Klein – Arquivo MP3